3 motivos para ler o meu livro 'Mulheres Negras e Literatura'

E vamos de mais um post de autopromoção por aqui? Vamos, sim! No mês passado, lancei o meu primeiro livro de não-ficção, ‘Mulheres Negras e Literatura: representatividade, estereótipos e protagonismo’. O livro foi baseado no meu TCC da pós-graduação em História e Cultura Afrobrasileira e traz uma análise da presença feminina negra na literatura e como somos representadas.

Nesse post, separei 3 motivos para colocar Mulheres Negras e Literatura na sua meta de leitura de 2023. Simbora?

Título: Mulheres Negras e Literatura: representatividade, estereótipos e protagonismo
Autora: Thiarlley Valadares

Páginas: 33 páginas
Editora: Independente

Sinopse:  Com referências literárias de Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie e Toni Morison, a escritora, jornalista e especialista em História e Cultura Afrobrasileira, Thiarlley Valadares, nos convida a refletir sobre a representatividade das mulheres negras na literatura, como protagonistas de uma história. O livro "Mulheres Negras e Literatura: Representatividade, Estereótipos e Protagonismo" é uma obra inspiradora e impactante. Essencial para todos aqueles que buscam enxergar, pelo ponto de vista de uma mulher negra, quem somos, para quem escrevemos e por quem somos lidos.
 

1 - O livro te faz questionar a representação nos livros que lemos

É comum ver gurus de escrita falando para não se preocupar em descrever a aparência física das personagens. Mas, se isso não for dito, que cor você imagina a pele da protagonista? O livro traz à tona uma discussão sobre a representatividade das mulheres negras, dessa vez na literatura, e como essa representação é feita.

2 - “Tão linda a história de superação dela!”

Você está acostumada a ler/assistir pessoas negras em constante sofrimento? Se tirar a dor e o racismo de personagens negras, o que sobra de suas histórias? O livro trata de estereótipos e preconceitos que permeiam a literatura quando se trata de mulheres negras, tentando desconstruir essas ideias e a entender melhor como a representatividade real dessas mulheres deve ser feita. Dor não é a única história que temos para contar.

3 - Se você curte autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, Djamila Ribeiro, Toni Morrison e Conceição Evaristo, esse livro é para você.

Além de ser escrito por uma mulher negra, a obra apresenta referências atuais de mulheres negras, também. Logo, o livro traz uma perspectiva única e autêntica, tornando-se um convite para conhecer a realidade dessa parcela da população a partir do ponto de vista de quem vive isso na própria pele.

 

Curtiu? ‘Mulheres Negras e Literatura: representatividade, estereótipos e protagonismo’ está disponível na amazon, custa R$ 5,99 e está grátis para assinantes do Kindle Unlimited. Você pode garantir o seu aqui.

1 Comentários

  1. Just used a BloomChic coupon code and saved big on my fashion haul! Their collection is trendy and affordable, and the coupon code made it even better. Happy shopping, fashionistas! #BloomChicCouponCode #FashionSavings

    ResponderExcluir