Lançamento de livros são adiados por falha na Amazon KDP

Ao menos oito autoras foram prejudicadas por erro na plataforma


O lançamento de obras literárias requer planejamento, organização e divulgação para alcançar o máximo de leitores possíveis. Entre os dias 16 e 18 de agosto, ao menos oito autoras tiveram seus lançamentos prejudicados por erro da Amazon KDP, a principal plataforma de venda e distribuição de livros digitais no Brasil e no mundo.

Segundo a plataforma, as obras podem levar até 72h para estarem à venda com as todas as informações expostas. No entanto, as autoras informam que nunca foi preciso tanto tempo para que estivessem disponíveis. "Todos os meus livros anteriores levaram menos de três horas para ficarem à venda. Foi um susto quando o dia foi passando e o livro permanecia no status de publicação", explica Thiarlley Valadares, que lançaria Não é o que Parece ' na última sexta-feira, 18, como participante do 8º Prêmio Kindle de Literatura.

Autoras como Iara Braga, Madu Gonçalves e Milla Sousa enviaram suas obras na quarta-feira, 16, e passam pelo mesmo problema. Em suas redes sociais, as autoras expuseram a insatisfação com a falta de suporte da plataforma que inviabiliza ação por parte das escritoras. "Com esse atraso, eu não sei quando o livro vai sair. Se você acompanha autores independentes que estão fazendo lançamento por esses dias, tenha paciência, pois isso está totalmente fora do nosso controle", desabafa Madu Gonçalves, que aguarda a publicação do seu livro 'Noites de Insônia'.

Os livros permanecem no status de 'em publicação'


Para as autoras, o posicionamento da plataforma Amazon KDP é falho, pois não deixa claro qual o problema e tem dado respostas vagas e desconexas para cada autora. Enquanto a plataforma informa o prazo de 72h, equipes de suporte já informaram 48h, outros dão o prazo de dias úteis, o que não é explicitado na plataforma no momento de envio da obra. As autoras se utilizam das redes sociais para avisar leitores de que não há previsão para lançamento desses livros.

Para Lelê Alves, o problema começou já na organização da pré-venda de 'Era Sol que me Faltava', com lançamento previsto para 27 de agosto. "A plataforma informa que, para lançar dia 27, eu precisava enviar a pré-venda até o dia 23. Tudo bem, como planejei a pré-venda para o dia 17, enviei o arquivo dia 14, como precaução, mas até agora nada", diz. O caso de Lelê só prova que há uma falha na plataforma, visto que, caso houvesse a necessidade de aguardar às 72h, a pré venda deveria estar disponível na quinta-feira 17 ou no mais tardar a sexta-feira, 18.


Confira a lista de obras que seriam lançadas entre os dias 16 e 18 de agosto:

Lançamento seria 16/08:
Dance with Me de Iara Braga

Lançamento seria 17/08:
As Clandestinas de Milla Sousa 
Noites de Insônia de Madu Gonçalves
Era Sol que me Faltava de Lelê Alves (pré-venda)

Lançamento seria 18/08:
Amor entre Linhas de Mary Dioniso 
Invicto de Brooke Mars
Não é o que Parece de Thiarlley Valadares
Procurada por um criminoso de Tawany Carvalho

Lista em atualização*

Até o fechamento desta matéria, nenhum livro foi disponibilizado, permanecendo no status de "em publicação". 

0 Comentários