Tudo sobre o #Encomun!

         Segunda-feira, uma nova semana de muitos afazeres se inicia. Mas para alguns, a semana que hoje começa traz descanso e satisfação pelos trabalhos e esforços realizados na semana anterior. Entre os dias 18 e 22 de agosto ocorreu na Universidade Tiradentes o 1º Encomun: Encontro Nacional de Comunicação. O Just Running Away esteve presente, não só nas palestras e minicursos, como também na organização e bastidores do evento. A Unit trabalhava com o Encontro Sergipano de Comunicação – Ensecom, até o ano de 2013 e foi um desafio para a Coordenação do Curso de Comunicação Social sair de um evento a nível de Estado, para nível Nacional. Mas com o challenge accept e o apoio de professores dedicados, disponibilidade de ótimos ministrantes e o auxílio de monitores disponíveis para o que fosse preciso, o Primeiro Encomun aconteceu de forma espectacular. O evento contou com grandes nomes locais e nacionais do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda, visando compartilhar as experiências com os graduandos que anseiam descobrir mais da profissão, além do que é aprendido em sala de aula.



Liliane Ferrari conta como seus diversos trabalhos fora da
área de comunicação lhe ajudaram a crescer na profissão.
Créditos: Comunicação Social - Unit

A noite de abertura contou com a presença de Liliane Ferrari, consultora de conteúdo e relacionamento digital para agências de publicidade e marcas. Trouxe para os participantes sua experiência em diversos trabalhos inusitados e como estes ajudaram no seu crescimento na área da Comunicação.  Organizar festas infantis a fez ser mais cuidadosa, criar cheklists, não deixar nada passar. Hostess de balada ajudou a lidar com pessoas, conversar com estas e entendê-las. Liliane saiu das palestras negativas que tanto se vê por aí e levou para os alunos novas formas de encarar as situações. A palestrante também deu dicas de como saber usar as redes sociais a seu favor e qual público estará online no momento que sua publicação for postada. 

Thayná Ferreira, Diogo Souza e Thiarlley Valadares 
no minicurso de Jornalismo Impresso, ministrado por Cândida Oliveira
na noite de terça-feira, 19. 
Créditos: Comunicação Social - Unit

Os minicursos tinham como objetivo levar conhecimento específico para o participante. Egressos da Universidade estiveram presentes como ministrantes e puderam dividir suas experiências de uma forma mais dinâmica e participativa. Priscilla Bittencourt, repórter da TVSergipe, afiliada a Rede Globo, levou para os participantes do minicurso Reportagem em Telejornalismo as mudanças que ocorreram no jeito de fazer reportagem ao longo do tempo até que chegassem no tão conhecido “Padrão Globo”. “Eu adorei o minicurso pois sempre fui fascinado pelo telejornalismo e a ministrante, Priscilla, superou todas as minhas expectativas” diz Diogo Souza, aluno do segundo período da Universidade e congressista do Encomun. 

Fórum de Radiojornalismo moderado pela professora Deise Dias 
 e com Antonio Fernando Cabral, Jairo Almeida Alves, Juliana Correia Almeida
 e Silva Alex Sant’Anna Messias Carvalho como debatedores.
Créditos: Comunicação Social - Unit

Para os alunos que não puderam participar ou simplesmente esqueceram de se inscrever, Cinecoms e fóruns rechearam tardes e noites do Encontro. Filmes eram exibidos e ao fim destes, um debate se iniciava sobre sua temática e análises nas entrelinhas. Radiojornalismo, Gestão de Marcas, Webjornalismo, Criação Publicitária, Telejornalismo e Gestão de Mídias foram os temas dos fóruns que contaram com muito mais interação, tendo perguntas feitas pelos participantes, discussões e debates entre os convidados.  

Raul Costa Júnior, Diretor executivo dos Canais SporTV
palestrando na noite de sexta, 22. Encerramento do evento.
Créditos: Comunicação Social - Unit 

A noite de encerramento foi de bastante correria. Pedro Gavena, Raul Costa Júnior e Milton Neves encerraram as palestras do Congresso e foram preciso fiscalização forte dos monitores, pois muita gente queria assistir as palestras, fossem alunos do curso ou não. Pedro Gavena, vencedor de grandes prêmios de propaganda, entre eles, o de agência do ano juntamente com sua equipe no festival de Cannes pela DM9, 1ºGrand Prix em Cyber e agora um inédito Grand Prix em Mobile pela FCB Brasil, contou suas experiências aos alunos de publicidade. Enquanto Raul Costa Júnior, jornalista e diretor executivo dos canais SporTV e o apresentador do programa ‘Terceiro Tempo’ da TV Bandeirantes, Milton Neves, fecharam com a chave de ouro o Encontro que muito deu dor de cabeça, mas a satisfação de vê-lo realizado superou as expectativas. A noite fora dinâmica e descontraída, apesar de alguns contratempos com a personalidade forte do apresentador Milton Neves, que por sua vez tornou-se arrogante e intolerável. 




 E o Encomun está no instagram! Participou do evento e tirou foto? Usa a tag #Encomun e faça parte mais uma vez do Primeiro Evento Nacional de Comunicação no Estado de Sergipe, realizado pela Universidade Tiradentes!


2 Comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Suelen! :D
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do texto! Bom, das fotos também, apesar de não terem sido minhas :( hahahaha
      Obrigada pelo comentário e apareça mais vezes por aqui! :D

      Excluir