4 livros citados em "Mulheres Negras e Literatura"

Este mês, o meu livro de não-ficção 'Mulheres Negras e Literatura' completa um ano de lançamento. Ao longo do mês de março, trarei algumas curiosidades e posts voltados a esse livro que é curtinho, minha estreia na não-ficção e meu xodó por vários motivos. Pra hoje, trouxe quatro das obras mencionadas e as citações de cada uma que aparecem no livro. Simbora que só tem livrão! 

Foto: Letícia Amarante


"Pequeno Manual Antirracista" de Djamila Ribeiro


"[...] estereótipos que confinam atores negros e atrizes negras, resultando em poucas opções de personagens que não sejam marcados por essas violências simbólicas. [...] negros e negras ainda lutam para que suas atuações não firam a humanidade pessoas negras".


"O Perigo de Uma História Única" de Chimamanda Ngozi Adichie


"Como eu só tinha lido livros nos quais os personagens eram estrangeiros, tinha ficado convencida de que os livros, por sua própria natureza, precisavam ser estrangeiros e ser sobre coisas com as quais eu não podia me identificar".

"[A historia única] torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes e não como somos parecidos".


"A Origem dos Outros" de Toni Morrison


Citei o termo "Outremização" nomeado por Toni Morrison e explicitado no livro"A Origem dos Outros.


"Blackout" de Ashley Woodfolk, Angie Thomas, Dhonielle Clyton, Nicola Yoon, Nic Stone e Tiffany D. Jackson


"[...] quero agradecer à minha sobrinha, Riley Clayton, que inspirou toda a ideia. Se não fosse pela nossa maratona de filmes e TV, por você me perguntar por que garotas negras não têm grandes histórias de amor, esse livro não existiria". - Dhonielle Clayton


MENÇÃO MAIS DO QUE HONROSA - Conceição Evaristo (artigos diversos)

"Quando crio a minha ficção, não me desvencilho de um 'corpo-mulher-negra em vivência' e que por ser esse 'o meu corpo, e não outro', vivi e vivo experiências que um corpo não negro, não mulher, jamais experimenta". 


O livro "Mulheres Negras e Literatura: Representatividade, Estereótipos e Protagonismo" é uma obra inspiradora e impactante. Essencial para todos aqueles que buscam enxergar, pelo ponto de vista de uma mulher negra, quem somos, para quem escrevemos e por quem somos lidos. Clique aqui e garanta o seu exemplar, disponível por R$ 5,99 na loja amazon ou gratuito com a assinatura do Kindle Unlimited. 

0 Comentários