Análise Interpretativa: AS RED&BLUE;


Como me foi pedido por Priscila na postagem sobre a videografia do Orange Caramel, trago hoje uma análise das músicas "In the Night Sky" e "Wonder Boy" promovidas respectivamente pelas subunits After School Red e After School Blue no ano de 2011. O grupo sul-coreano composto por oito integrantes se dividira para essas performances, logo após a graduação da integrante Bekah, um mês antes. (Leia mais sobre o grupo) Os conceitos são completamente distintos, tendo no RED uma postura adulta e, porque não, sexy, enquanto o BLUE possui características fofas e inocentes. 



Kahi  JungA Uee Nana; 
  (http://youtu.be/GxE8A8_aW9E)
         Tendo as primeiras cenas totalmente no meio do nada, há duas placas sinalizando ruas e/ou parques com “Park wood dr” e “Woodland dr” escrito respectivamente. Enquanto Kahi está em uma motocicleta, cruzando o deserto, cabanas, malas e objetos “pessoais” são mostrados em alguns cortes, indicando que um grupo – nômade, talvez – vive ali. Duas das demais integrantes surgem seguindo o mesmo caminho que Kahi: Nana de carona em uma caminhonete e JungA em um quadriciculo. O figurino faz referência aos movimentos hippies de ’60 e ’70, assim como há semelhança entre as placas exibidas no início com o maior movimento dos anos 60, Woodstock. Há também alguns elementos indígenas americanos que nos são apresentados  em desenhos animados, como fogueiras altas, tendas pontiagudas e pintadas em vermelho, penas, chapéus e headbands nos figurinos tanto masculinos, como femininos. Uee, aparentemente a líder do grupo nômade, aparece descontente com algo e não aprecia a chegada das demais. No fim das contas, era apenas uma brincadeira e as quatros demonstram ser velhas amigas. O restante do MV tem apenas comemorações do grupo, festas sem motivo aparente, apenas celebrando o hoje. Há pouca referência a letra da música durante a história do clipe, uma vez que a letra conta de uma desilusão amorosa. (Agora conta a novidade, AS com música de corno.)


Jooyeon Raina Lizzy Eyoung; 
(http://youtu.be/clUVsZcKKaE)
 As cenais iniciais já são extremamente fofas. Lizzy e Jooyeon aparecem dormindo e sendo acordadas por inúmero balões nas cores branco e azul. Diferente do MV das red, nesse fora explorado a cor azul por praticamente todas as cenas, inclusive nas roupas e maquiagens das integrantes, em referência clara ao nome da subunit. Por ter sido feita pelos produtores das músicas do Orange Caramel, é notável alguns passos semelhantes as coreografias feitas pelo OC anteriormente. Não há história a ser seguida, logo os cortes são feitos de uma integrante para outra, ou para as cenas de coreografia. Expressões faciais são exploradas por TODO o vídeo, o que se assemelha a muitos videoclips de música japonesa, sendo estas as únicas referências a letra da música, por meio de caretas ou gestos com as mãos, ao “Wonder Boy” citado.

2 Comentários

  1. Percebo que ainda não me recuperei da frustração com AF Red que eu esperava ser mais woww ou GIrl Power, e a musica do AF Blue só me lembra Shangai Romance e buga meu cérebro, e é de longe o MV que mais correspondeu as expectativas.
    Ainda sobre AF Red, a parte da coreografia na região ais árida me lembra o dance version de Kill Bill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, totalmente! Apesar de gostar bastante da música e do MV do RED, quando os teaser saíram, eu achei que seria algo no nível de flashback, que só saiu um ano depois. Sobre o BLUE a única coisa que eu tenho a dizer é: açúcar demais. ÇSADLKDAÇLSK Toda a minha glicose já está destinada pro Orange Caramel, desse jeito não dá. E ó, você buga porque os produtores de AS BLUE são os mesmos de do OC, logo... LKSJDALAKJ o mais engraçado é que Shanghai Romance saiu depois.

      Excluir