Mês de aniversário — análise dos nossos textos;

"FELIZ ANO NOVO, SEUS PLEBE. UHHHHH" ÁUDIO DO WHATSAPP, Meu.
Sério. Não entendo o que houve comigo na festa de ano novo porque fui ouvir meus áudios no dia seguinte e... God, why? E além de eu não beber álcool nenhum, na festa que eu estava não tinha nenhum tipo de bebida alcoólica. Talvez tenha sido só o ânimo da festa ou eu  que já tenho essa alma festeira mesmo, porque olha... mas enfim! O primeiro post de 2015 já vem com comemoração! No mês de Janeiro, o Just Running Away comemora 5 aninhos de altos e baixos, desativações, procrastinações, preguiças, promessas falhas e as outras coisas boas que eu não citei! :P E este ano, nossa festinha vai ser diferente! Os, até agora, 16 textos/fanfictions aqui postados serão analisados pela própria autora, no caso, euzinha, com um olhar crítico apontando erros e falhas, além de constar os melhores comentários de vocês, seus lindos leitores que eu tanto amo! ♥ O especial será divido em quatro postagens, contendo quatro análises em cada, em ordem cronológica de escrita dos textos, ou seja, começaremos com os noobs, yay.



Escrevi quando tinha 16 anos então é praticamente o único que se salva dos meus primeiros textos. Tinha acabado de descobrir o mundo das fanfics interativas e, visando que eu “sabia escrever”, a primeira ideia estúpida que apareceu, escrevi. Em primeira pessoa, conta a história de Sandie, uma atendente de call center de pavio curto que começa a receber ligações de um “admirador secreto” diretamente no seu local de trabalho. Apesar dos pesares, é uma história bobinha e divertida com os devaneios e surtos mentais da principal e fofura de seu stalker, que depois descobriria ser Adam. Texto fraco. Pouca descrição de espaço e personagens; Informal; Uso de linguagem coloquial e gírias, além de muitas falas e pouca narração.


Quem leu disse...
Patricia · 134 semanas atrás
Mesmo sem querer me peguei rindo da sua fic ... essa garota tinha meus surtos...(Deus!!!)... parecia que estavam me filmando (olhando pro lados loucamente...) Adorei a dose de comedia dessa fic ... não cheguei a ler a primeira versão* ...mas essa eu adorei ... faça mais ...quero ler mais e mais e mais ... ( você entendeu neh ) ... rs

Feita em comemoração ao meu aniversário e de uma amiga (alô Helena), Happy Birthday my beautiful wife já é um pouco menos noob que a anterior. Conta a história de Annie e seu casamento em crise com Peter. No dia do seu aniversário, uma folga lhe é concedida no trabalho sem sua permissão e várias surpresas lhe são dadas ao longo do dia, mas sem um remetente. Escrita também em primeira pessoa, possui um contexto menos cômico, mas ainda tem suas tiradas e surtos aqui e ali. É repleta de flashbacks, mas mantém o tempo cronológico durante a narração. Fraco. Melhora nas descrições de espaço e personagem; Ainda com informalidade e palavras coloquiais/gírias na narração; Diálogos e narrações em equilíbrio.

Quem leu disse...
Julia · 143 semanas atrás
Que fanfic linda, meu pai. Surtei lindamente enquanto estava lendo, nossa. Até chorei. SHAUSHAUHSUA. Muito perfeita, muito fofa, muito maravilhosa, muito tudo que é outro adjetivo que eu não consigo pensar agora. A narrativa ficou ótima e o enredo um amor total. Dá vontade de ficar lendo pra sempre. AMEI 
Feita para um “desafio” entre Thaïs, Priscila e eu que só a minha pessoa chegou a concluir. Por meio de uma conta maluca escolhia-se uma letra do alfabeto e depois sorteava um país que seria o cenário principal do enredo. Pois bem, fiquei com Georgia. Conta sobre a história de uma repórter recém contratada e que está fazendo de tudo para ser notada. Sua chefe, a lá Fantástico, cria um novo quadro no programa onde mostrará lugares desconhecidos pelo mundo. A primeira parada, Geórgia. Ex-membro da União Soviética que a pouco mais de 20 anos se tornou independente. O que nossa querida foca1 não contava, era com a presença do cinegrafista que ela mais detestava em sua equipe para essa viagem. Exageradamente cômica. Possui boas descrições de espaço, personagens e roupas; Narração e diálogos em equilíbrio; Apresentação histórica do lugar citado bem elaborada; Ainda informal, com gírias e coloquiais presentes dentro e fora da narração.

Quem leu disse...
Sakyua· 139 semanas atrás
E TU POSTOU!TU POSTOU! Não consegui nem fazer uma ONE SHOT quanto mais postar aqui!HAUSHUAHUHSUHAUHSUHA E eu não esqueci do outro ò.ó Adorei viu?! Me gusta a fic!! MUCHO! Hahahah Consegui dar ótimas risadas com os surtos que eu sei que tu daria e que eu também daria. LOL. Vou fazer a nova fic no surto mesmo, tu vai ver! MUWAHAHAHAH Adoooooooooooogo! Eu não imagino uma continuação pra essa aqui, mas, se tu conseguir, FAÇA! ò.ô OBS: ÓCULOS NERD = OBS2: A MÚSICA COMBINA SIM ):

Beginning again — 2012
A ideia surgiu durante um culto e inicialmente não era pra ser romance, mas sim focada no relacionamento da principal com Deus, apresentado no texto como “os céus”. Escrevi ao som de More Than This do One Direction (que comece o julgamento) e, apesar da cornice que envolve a música, a ideia de fazer um romance fofo me pareceu tentadora. Tenho esse problema, sempre tenho ideias ótimas de romance ao som de músicas depressivas, I just don’t know why. Narrada em terceira pessoa, com foco inicial na garota, possui tempo diferenciado, iniciando o texto com o “conflito” entre o casal e explicando o contexto durante o enredo. Texto autossuficiente. Descrições de espaço na medida; Apresentação do personagem em seu devido tempo; Diálogos só quanto estritamente necessários, exploração do narrador onipresente; Narração mais séria, texto formal e sem coloquiais.

Quem leu disse...
Priscila - betareader
E não é só você que chorou relendo não. Como disse no msn se sinta, porque conseguir esse efeito fic bonita e calmante, que faz bem pro kokoro quando se ta lendo não é pouca coisa não. Acho que tenho mais uma fic pra lista de releitura contínua XD
 
________________________________________________________________________________________
*A fic sofreu correções e atualizações de fala.
¹foca: Jornalista iniciante.
Todos os comentários aqui postados foram retirados do site Lollipopfics, onde postei as fanfics na época.
 

Na próxima postagem, trarei "Into Your Arms", "There we go again", "Alice in horrorland" e "Please be mine".

4 Comentários

  1. Thi, para de me fazer ouvir musica de cantores que são riscados na minha lista?
    Mas tá essa do one é bonita.
    Enfim, achei muito interessante a proposta do post, essa autocrítica nos faz perceber uma evolução na escrita e acho que é um exercício bom pra qualquer escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA para de julgar, poxa! Faz que nem eu, se a música for boa, escuta. Sem se preocupar com a banda e/ou cantor. Looks like a easy thing, idk.

      É legal, né? Apesar de bater aquela vergonha dos primeiros texto, porque convenhamos... MAS é bom perceber o quanto a gente evoluiu na escrita, nos plots, essas coisas todas. Feliz que a senhora curtiu <3

      Excluir
  2. Sempre muito bom (e deveras divertido, claro) esse olhar para trás e nos analisar, né? É engraçado também como algum ocasional perfeccionismo doido pode parecer tão bobo sob esse nosso outro olhar de "older and wiser" x]

    Dessas quatro, minha favorita com certeza é Beginning Again. Ainda lembro bem da sensação "floating in the deep, then rising to the sky" que tive quando a li pela primeira vez lá no ônibus, porque é a mesma que tenho sempre ao reler. Aliás, forçando meu diquete de memória aqui, acho q nessa primeira vez eu a li impressa.. hm.. ou talvez tô confundindo e nem foi no bus que eu li kkk mas enfim, vc sabe o quanto gosto da fic, então só digo que ainda te devo uma ilustração à altura do texto, blz? Blza o/

    Ah sim, e só citando o Henry de óculos nerd naquela paisagem da Georgia, pq né kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divertido e meio vergonhoso, mas dá pra aguentar. AUHAUHAUH

      A favorita da vida é Beginning again, cara. E sim, você leu ônibus a primeira vez e impresso. LSADJKSJH Ê memória que dá tilt dona Eloanne, ê memória... vamos dar uma formatada aí, viu? Mas com um backup porque plmdds. Mas eu fico feliz que você goste dela e deixe de drama que o desenho da fic é lindo, lindo. Deixe de frescura!

      Henry de óculos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> all

      Excluir