Indicação — vlog Os CaraíBA;



“E aí negada, tudo bem?”
Senta aí que a indicação de hoje é longa, mas muito divertida, recheada com um sotaque marcante e cheio de situações comuns que todo universitário já passou ou ainda irá passar, satirizadas de uma maneira que você nunca imaginou. É isso mesmo, hoje o Just Running Away traz para vocês o vlog “Os CaraíBA”.

(Da esquerda pra direita) Hebert e Helber Durães, Fabrício Barreto e Ícaro Almeida.

Iniciado em 2012, o vlog criado por Helber Durães, natural de Irecê – BA, mas  que cursa Arquitetura em Campina Grande – PB, relata a dura vida do estudante fora de casa. Desde a sua formação, a equipe ‘Os CaraíBA’ sofreu algumas mudanças e hoje conta, além de Helber, com Fabrício Barreto, Hebert Durães e Ícaro Almeida. Em seu primeiro vídeo, Helber deixa bem claro que a finalidade do vlog era apenas diversão e que poderiam usar outros youtubers famosos como base para o próprio. Recado que muita gente esqueceu quando em um dos vídeos, o apresentador apareceu com óculos escuros e começaram a chamar de “plágio barato” “Felipe Neto nordestino” e entre outros. (Ah, esse pessoal attwhore...)

Com vídeos abordando desde o fim do ensino médio, a prova do ENEM e os primeiros perrengues no início da faculdade, o que me encantou de primeira foi o sotaque semelhante ao meu. O “T” puxadinho, algumas gírias muito usadas aqui em Sergipe fizeram de Helber quase um brother meu, parecia que eu estava na minha roda de amigos. O primeiro vídeo que eu vi foi “O caminho para a OAB” que uma amiga me mostrou. Eu já tinha ouvido falar antes, logo no início do trabalho deles, mas confesso que eu tive preguiça de assistir os vídeos e acabei só conhecendo o trabalho dos meninos no ano passado. 
  
Por isso, um aviso: os vídeos não são curtos. Então se você prefere diversão instantânea em menos de dois minutos, sugiro que nem abra o canal dos meninos. Eles abordam um tema específico por vídeo e destrincham com pequenas encenações dos fatos apresentados antes. Helber é um ótimo ator, principalmente quando interpreta um gay ou uma menina. Ele entra e sai do personagem com muita facilidade, as vezes você até pensa que são duas pessoas diferentes. O que deve ser ótimo pra ele porque consegue sair do gay ao hétero sem resquício nenhum do anterior. Entre os personagens criados e que, na maioria das vezes, mudam de acordo com a temática, temos Mami Neusa, interpretada por Fabrício Barreto. Dona Neusa traz todos os estereótipos de mãe em uma única pessoa e faz qualquer um se identificar e rir da própria desgraça, pois sabe que tem alguém exatamente igual à ela. E não precisa ser necessariamente a mãe, porque minha avó materna e meu pai são adeptos das filosofias de Mami Neusa.

É muito fácil se identificar nem que seja com um dos vídeos deles. Em certa altura, o vlog tratou de outros temas não-ligados à Universidade, mas que são presentes no cotidiano do universitário. Trazendo assuntos como Copa, Eleições, os adeptos da VASP, Halloween e entre outros. O vídeo “Considerações Finais – Eleições 2014” teve mais de 47 mil de visualizações no youtube e 416.967 no facebook (até 28/02,  dia em que este post fora feito), sendo um dos mais polêmicos do vlog, pois falou do preconceito absurdo dos sulistas para com os nordestinos e como tal atrocidade fora exposta nas redes sociais durante as eleições.

E quem acha que humor não é coisa séria está redondamente enganado. ‘Os CaraíBA’ sempre traz uma reflexão em seus vídeos, tais como respeito aos pais e professores, o amor ao curso e a vida de cachorro que a gente leva, o preconceito absurdo pelos nordestinos e demais outros. Pra finalizar, sete Caraíbanos escolheram seu vídeo favorito e explicaram o porquê da escolha:

“Meu ícone é o da VASP por me identificar com a revolta e por eles zuarem os babacas com uma maestria foda. E foi meu primeiro vídeo, sou melosa a esse ponto.” Priscila Santos, Relações Internacionais (UNESP) – MG.


“Um baiano fora de casa, claro. Porque é um vídeo muito natural e foi o primeiro que vi dos caras.” Isaías Amado, Arquitetura (UNIT) – SE.


“Acho que Visita de Mainha. Porque eles incorporaram as falas que são bastante usadas  entre as mães nordestinas, causando identificação.” Ewerton Alves,  Enfermagem (UFS) – SE.


“Com certeza, El Professor. Trata a verdade de uma forma muito muito muito realista.” Felipe Macedo, Engenharia Civil (UNIT) – SE.

“Acho que temos um empate. ENEM,com a peste! Por ser a versão satírica de boa parte das coisas que eu penso a respeito do enem e relacionados. E El Professor porque eu já vi situações bem parecidas.” Thaíla Gomes, Ciências e Tecnologia – (UFRN) RN.

  

“Gosto muito de Caminho da OAB. Acho que pelo contexto todo da prova e da fidelidade aos perfis dos alunos, por conta das interpretações e tal. Sempre lembro de mostrar esse quando vou apresenta-los a alguém.” Eloanne Cerqueira, Caloura de Farmácia (UFS) SE.


“Gosto muito do vídeo das férias, o jeito como os fatos são retratados são muito reais e muito hilários. Faço Engenharia Civil e escutei várias vezes o que foi dito no vídeo, fora que o é dito em relação à família também bate. Tudo naquele vídeo faz realmente parte de quem estuda fora da sua cidade e passa um tempo sem voltar, muito bom!” Lucas Carvalho, Engenharia Civil (UNIT) – SE.


É isso aí!
Espero que tenham gostado da indicação e perdoem o tamanho disso aqui, certos assuntos não dá pra ser breve! HAHA
E, parafraseando uma das estrelas deste post, “fique ligado porque essa bagaça continua!”

2 Comentários

  1. Vc tá sabendo que não pode parar com essas indicações, né? Pois saiba.
    E menina, também me identifiquei de cara, eles são muito brothers da terra. E engraçado que Fabrício sempre me lembra um menino meio gago que brincava lá na minha ex-rua kkkk não sei porque, mas ele lembra x]
    Super concordo com a senhorita, eles são uns lindos, o canal é muito divertido sim, sem falar naquele cenário de jornal q a gente acha lindo como é simples e bem bolado. Eu adoro também porque pra mim é tudo bem à vontade, sabe? Como eles fazem por esporte, acho que ajuda a ficar mais natural e não acabar forçando nem nada.. Lembrei de Hellbinho dançando quando Dilmãe ganhou kkkkk .. Aaah sim, e nunca esqueço, mostrei Caminho da OAB pra minha prima e ela "oxente, mas e são dois, eh?" kkkkk Ela jurava q era um cara só, repare xD
    Só não começo a citar porque senão é o mesmo esquema de First Love, mas não vou conter pelo menos duas menções honrosas:
    - "Vai descer di-reto como um cometa! tchibungue!" (e vc imitando é ótimo também kkkkk)
    - Caara, e que interpretação do Joker é aquela de Hellbinho? Assim, eles já tinham me ganhando muito antes, mas ali eu fiquei mais fã ainda com certeza! Só dizer que quase puxo o moço pelo pc, bem tipo "chegue, venha aqui me perguntar onde vc conseguiu as cicatrizes".

    Ah, e curti que vc colocou os vídeos, ou mesmo se fossem só os links, eu ia acabar reassistindo de qualquer jeito /o/

    p.s.: nada como fazer folia no meio do povo com os bordões deles e a galera não entender kkkk muito engraçado :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num 'tava sabendo não, mas já que 'tá assim, então suave! :P
      Cara, o pior é que o o sorriso de Helber lembra muito o de Ian, num sei se você conhece. Eles não se parecem em nada, mas nos primeiros vídeos, quando Helber dava risada, eu só lembrava de Ian. Aí pronto, né, pra ficar brother foi um tapa HAUAHAUH
      O cenário de jornal é a coisa mais óbvia da vida que ninguém nunca pensou em usar, gente, plmdds. HAUHAUAH Pior que eles ainda rabiscam, né? Fazem o que querem com o cenário também. E sim, claro. Mesmo nos vídeos mais sérios, como o das Eleições, por exemplo, a gente nota que é super a vontade e isso deixa bem mais fluído e bem mais divertido! Acho que a essência do vlogger tem que ser essa, sabe. Não fazer vídeo toda semana porque é obrigatório. Tem que fazer quando pode e quando tem vontade, se o povo achar ruim, azar. AHUAHUA
      Ave Maria, se eles ainda fossem parecidos, mas não, gente. HAUAH Naquele vídeo, por Hellbinho ter feito a barba pra interpretar a menina, se a pessoa for meio lenta, pensa que são duas pessoas diferentes xD
      "Mas professor, cadê as notas das provas?" "Hmmm, meu filho, tô cheio de prova pra corrigir" "Hmmm, meu filho, enfia no rabo" UASDHAUHDSUDHUASH velho, na moral, amo imitar. Faço sempre e do nada ainda, Felipe morre de rir xD Principalmente o da VASP "Eu descobri pra que livro serve, é uma coisa que até vende"
      Então, eu tava sem saber onde colocar os vídeos, porque ÓBVIO que precisava colocar aqui AHAUHAUH mas não sabia onde. Aproveitei os depoimentos de vocês pra colocar os escolhidos e tal. Aliás, obrigada por colaborar. ♥

      Quem nunca usou "mas só sendo ma arrombada mesmo" e saiu, deixando o povo bem "???" que atire a primeira pedra :P ASDDUSHDIUAH

      Excluir