Cachos #18 — 6 cuidados diários para dar um up nos cachos


Tenho recebido muitas perguntas, através do Instagram do blog e até mesmo o meu pessoal, sobre o cuidado diário dos cachos. Depois de fazer uma enquete lá no @apenasfugindo, reuni essas seis dicas preciosas para ajudar todos(as) aqueles(as) que me procuraram com suas dúvidas. :) Às vezes, um produtinho a mais ou a menos, faz total diferença. Vamos lá?
6 cuidados diários para dar um up nos cachos

1 - Tenha sempre um borrifador

Nem todo mundo dá o devido valor a esse guerreiro. Com os cabelos secos, usar o creme de pentear diretamente, às vezes, pesa bastante e não ajuda em nada no day after. Usando um borrifador, você pode misturar produtos do seu gosto com água e borrifar no cabelo sempre que notar os fios ressecados ou opacos. Se você tem uma rotina cheia e passa muito tempo longe de casa, carregar um na bolsa é interessante. Os potinhos de borrifador podem ser encontrados em lojas de utensílios para casa ou você pode usar potes de produtos capilares que já acabaram (foi o que eu fiz HAHA)

2 - Faça Umectação + Hidratação juntas

A vida nunca foi fácil, então, tempo tem custado MUITO dinheiro. Nem sempre a gente ‘tá com aquele tempo de cuidar do cabelo como deveria, então, umectar e hidratar na mesma lavagem já resolve dois problemas de uma vez. Uma boa pedida é a umectação noturna, que é fazer antes de dormir e deixar o óleo agir no cabelo durante o sono. Eu costumo optar por esse tipo de cuidado aos finais de semana, pois é quando tenho a manhã mais “livre”, mas se você não tem essa possibilidade, pode umectar as madeixas uma hora antes da lavagem, também.

3 - Faça uso consciente do secador

Aquela relação de amor e ódio, quem sempre? HAHA A gente sabe dos malefícios do uso contínuo do secador, isso é óbvio, mas às vezes ele pode ser um grande aliado, principalmente no inverno. Muitas blogueiras indicam diversas formas de usar o secador sem agredir os fios, seja com o uso do difusor ou até mesmo de uma peneira(!). Eu costumo esperar o cabelo ficar apenas úmido e então coloco todos os fios para a frente, ligo o secador no médio e vou passando pelos cabelos com uma distância considerável, enquanto amasso os fios com a outra mão. O resultado é sempre um bom volume, pouco frizz, e boa definição.


4 - Não deseje muitos Day Afters

Lavar o cabelo, às vezes, é um saco! A gente sabe, não precisa fingir. :P Por isso, muita gente opta por produtos que prometem muitos day afters, alguns oferecem até quatro dias de definição e volume após a lavagem. Mesmo que os cabelos cacheados e crespos sejam naturalmente ressecados (e a gente costuma falar muito que quanto mais sujo, mais bonito), é importante a higienização, principalmente do couro cabeludo. A minha rotina de lavagem é de dias alternados ou a cada dois dias e gosto bastante. Se você costuma malhar/fazer exercícios físicos, é importante manter uma rotina de lavagem mais frequente, por conta do suor no couro cabeludo, por exemplo.
Neste vídeo, Dani Azevedo, que é pós-graduanda em Tricologia e Terapia Capilar, explica um pouco sobre este assunto:


5 - Faça misturas/receitas

Nem todo mundo é a favor de certas misturas, e algumas eu até concordo, mas muitas misturinhas são incríveis (e baratas!) para os cabelos cacheados e crespos. Eu, por exemplo, costumo fazer sempre a hidratação de maisena que já apareceu por aqui e o resultado dá MUITO certo. Pelo mundo da blogsfera há muitas indicações de misturas, sempre que puder, confira alguns posts e vídeos e veja qual a mais adequada para o seu tipo de cabelo e bolso. Afinal, as misturtinhas servem também para facilitar no cuidado e no gasto.

6 - Meno$ é Mai$

Produto caro não é certeza de que o cabelo vai ficar bonito. Diversas pessoas já afirmaram que EU (?) gasto MUITO (??) com o meu cabelo porque é CACHEADO (???). Quem acompanha o blog sabe que temos produtos de diversos valores por aqui, indiquei máscaras de hidratação de R$ 6 e R$ 54 no mesmo post, por exemploE, sinceramente, depois que comecei a usar produtos de linha popular, senti o meu cabelo mais bonito. É claro que trilhando o caminho do teste de produtos, volta e meia a gente vai quebrar a cara. Porém, o que eu estou querendo dizer, é que dá sim para encontrar custo/benefício em produtos do supermercado e, ainda assim, ter o resultado que se deseja no cabelo.


Espero que tenha gostado! Diz aí o que achou das dicas. :) 

2 Comentários

  1. Adorei o post, especialmente a dica do secador! Antes, eu evitava a todo custo usar essa coisa, porque as ondas do meu cabelo são frágeis, então, o secador acaba com elas. O que eu costumava fazer era lavar o cabelo beeeem cedo e deixava secando naturalmente durante o dia, para não estar úmido na hora de dormir. Mas a minha dermatologista brigou comigo, disse que não podia de jeito nenhum deixar secar naturalmente, porque "não seca direito". E aí lá fui eu usar o secador toda vez que lavo e destruir meus pobres cachinhos sensíveis. Mas eu gostei da sua ideia. Fica no meio-termo entre uma secagem natural e uma secagem mais "profunda", feita com o secador. Vou tentar aderir e ver no que dá.

    Também curti a dica do borrifador! Eu meio que tinha esquecido que o meu existia, coitado. Depois que cortei o cabelo num corte pixie, não tinha uso pro bichinho. Mas meu cabelo já cresceu e acho que é uma boa ideia voltar a usar. Valeu! =)

    Queria aproveitar também para elogiar o blog! Eu já acompanho há algum tempo, ne, e estou achando impressionante observar a evolução dele a cada dia! O visual está ma-ra-vi-lho-so e a qualidade do conteúdo também continua só avançando! Estou adorando! Parabéns! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA ESSE SEU COMENTÁRIO QUE ENORME, MENINA! EU AMEI???

      Sobre o secador, tenta sim! No inverno é meio complicado deixar o cabelo secar naturalmente, pois acaba sendo bem isso que a sua dermatologista disse. E no meu caso, o meu demora muito para secar, preciso esperar muito ou lavar muito cedo e isso nem sempre acontece rs Se você puder alternar a secagem com e sem secador, acho que ajuda. É assim que eu faço, mas depende de como sua dermatologista orientar.

      Borrifador também foi uma coisa que eu demorei a aderir, depois que comprei um produto que era líquido e com a embalagem assim, agora só amores. Meu pai tinha uma loção pós barba num borrifador pequeno e eu fiquei de plantão esperando acabar para pegar o frasco :P

      Que coisa mais linda, eu fico feliz demais em ler uma coisas dessas! Eu sou muito grata pelo seu apoio, sempre comentando, sugerindo, cobrando (resenha de Na Minha Pele que o diga kkk), obrigada mesmo! <3

      Excluir