Resenha #26 — 'Fuga Falha'; Mari Lima

livro fuga falha mari lima
Título: Fuga Falha
Autora: Mari Lima
Páginas: 212 páginas
Editora: Produção Independente
Desde que soube sobre a Academia Asaph, Kyandra Licor planejou fugir com sua irmã, Kylee, e seu melhor amigo, Dominic. O único lugar no país que ensina igualmente as três raças: humanos, feiticeiros e naturais. A dificuldade de deixar Mazine, a província mais pobre do Reino de Zandira, exigiu anos planejando fugir. E agora que eles tiveram a oportunidade... Foi uma fuga falha. Conseguiram sair da casa que as prendia, mas não do jeito que esperavam. Kyandra então atravessa o país despreparada, abalada, pensando até em desistir. Ela podia morrer tentando, mas chegaria na droga de Academia. Mesmo que para isso precisasse fazer aliados e esconder segredos que poderiam levá-la para a cadeia. Basta avisar que quase sempre, nesse reino, cadeia é igual à morte. 
Quem acompanha o blog sabe que não é muito comum livros de fantasia por aqui, mas tudo tem a sua primeira vez, não é? O livro “Fuga Falha”, primeiro da Duologia Falhas lançado este ano, é uma produção da autora sergipana Mari Lima e o blog Apenas Fugindo incentiva a literatura brasileira e sergipana. Sendo assim, não poderia deixar essa obra fora da nossa lista de resenhas, não é mesmo?

O prólogo já nos oferece uma curiosidade com versos de uma música e, em seguida, o relato de uma mãe ao colocar suas duas filhas para dormir, refletindo sobre os seus últimos dias de vida. Quem é a mulher? Por que ela irá morrer? De quem ela se esconde? As quatro primeiras páginas do livro já levantam tais perguntas, deixando o(a) leitor(a) ansioso(a) pelo que virá a seguir.



O livro é dividido em 11 capítulos e narra a jornada de Kyandra Licor e Dominic, seu melhor amigo, para chegar até a Academia Asaph. A nomenclatura das personagens, assim como dos lugares, varia entre nomes americanos e abrasileirados, o que para mim não foi um problema, mas sim uma boa sacada. A história de Fuga Falha une fantasia e distopia, passando-se num período futurístico com menções a elementos comuns a nós (como TV, por exemplo) e outros fantasiosos. Os nomes diversos dão um toque sutil de que tudo o que conhecemos hoje foi alterado.

O enredo é bem construído. O meu maior problema com histórias fantasiosas (e aqui eu me incluo como escritora) é justamente fazer com que os pontos se interliguem. Ao criar um lugar, um idioma, um novo mundo, é preciso que tudo esteja bem conectado e que faça sentido – a curto e a longo prazo (no que diz respeito a sequência de capítulos) e aqui vai menção honrosa a autora Mari Lima, que atualmente possui apenas 14 anos, pois achei que o enredo e espaço-tempo foram bem construídos e elaborados.
Com relação as personagens, senti que algumas poderiam ter sido melhor trabalhadas. Há uma grande quantidade personagens secundários e figurantes, então é realmente complicado trabalhar cada um deles e manter uma essência, sem que pareçam superficial. Há um foco maior em Kyandra e Dominic, óbvio, já que são algumas das principais, mas senti que outras poderia ter sido trabalhadas também, até para justificar seu posicionamento na história (como antagonistas, vilões ou não).

Num geral, o livro é interessante, com bastante aventura e um universo completamente novo. O final deste livro é surpreendente e o legal disso é que, ao longo do enredo, podemos perceber que algo grande irá acontecer. Não foi algo que simplesmente aconteceu como um plotwist, mas houveram menções sutis ao decorrer da história para que isso acontecesse.

A autora é jovem e esse fato pode causar certa aversão a leitura, pois pode-se acreditar que se trata apenas de um “livro adolescente”, mas se engana quem vai por essa linha de raciocínio. O livro é bom e a autora é promissora. Cabe a nós, leitores, termos sempre um senso crítico aguçado para auxiliar nossos(as) escritores(as) para que cresçam e continuem disseminando bom conteúdo através de seus escritos. 



Para adquirir o livro, você pode comprar o e-book na loja online da Amazon, Para adquirir o livro, você pode comprar ou pode comprar o livro físico diretamente com a autora Mari Lima  pelo PagSeguro. 

0 Comentários