Resenha #47 — 'Anexos'; Rainbow Rowell


Anexos Rainbow Rowell
Título: Anexos
Autora: Rainbow Rowell
Tradução: Marcia Men
Páginas: 368 páginas
Editora: Novo Século
Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. Todo mundo na redação sabe. É política da empresa. Mas elas não conseguem levar isso tão a sério e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O'Neill não consegue acreditar que esse é, agora, o seu trabalho, ler os e-mails de outras pessoas. Quando candidatou-se para ser "Agente de Segurança da Internet", imaginou-se construindo firewalls e desmascarando hackers, e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada duma piada suja. Quando Lincoln depara-se com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de cativar-se e divertir-se por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está apaixonando-se por Beth, é tarde demais para apresentar-se. Afinal, o que ele diria... ? 

Anexos Rainbow Rowell


Já imaginou ter que ler os e-mails pessoais de alguém como parte do seu trabalho?


Quando Lincoln se candidatou para ser "agente de segurança da internet", se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja.


Beth e Jennifer sabem que alguém está monitorando seus e-mails do trabalho, mas não poderiam se importar menos. Continuam com suas conversas cheias de boas piadas e histórias pessoais. Lincoln sabe que deve denunciá-las, mas como não se divertir com aquele humor ácido e amizade tão sincera?


O melhor desse livro pra mim foi a ideia de amor pela personalidade antes mesmo de saber a aparência. Numa época onde a primeira coisa que a gente faz é procurar as redes sociais da pessoa e saber como é a sua presença na rede, pensar um romance onde os sentimentos florescem antes do encontro físico deu a esse livro um toque especial. 


Leia também: resenha de 'Frank e o Amor' de David Yoon


Gosto do modo de narrativa onde nós, leitores, temos a mesma percepção de Beth e Jennifer passada para Lincoln, através dos e-mails lidos. E, sendo bem sincera, as garotas são, de fato muito divertidas! De uma pessoa que passou toda a adolescência em redes como Twitter, Tumblr, Facebook e Instagram, quem nunca admirou alguém pelas postagens? Quem nunca viu as publicações de alguém e pensou “quero ser amigo/a dessa pessoa”? 


Assim, eu entendo completamente o sentimento de Lincoln que cresce aos poucos e, ao mesmo tempo, entendo os conflitos que o personagem passa. Como chegar para alguém que sabe quem você é (fisicamente) mas não sabe que você já a conhece? 


Lincoln é, visivelmente, o principal do livro. Mesmo que Beth e Jennifer apresentem seus conflitos pessoais ao longo dos emails trocados, o jovem agente de segurança da internet é quem mais tem suas problemáticas pessoais expostas e vamos descobrindo o que o incomoda, o que o mantém afastado das pessoas, porque a ideia de ficar sozinho a maior parte do tempo é confortável e, também, tão assustadora. Não vejo esse foco nele como um problema, mas seria legal que houvesse uma profundidade dos problemas de Beth para além dos e-mails. É legal descobri-la junto de Lincoln, porém, na minha opinião, teria, sim, como inserir algumas narrações do ponto de vista dela.


Gostou do livro? Compre aqui!


Um "defeito" (explico as aspas logo mais) da narrativa é a demora para um encontro real dos personagens acontecer. Eu entendo a razão da demora, principalmente diante dos conflitos de Lincoln, mas ao mesmo tempo, acho que caberia uma interação mais para o meio do enredo. Os desencontros dão uma expectativa e uma frustração ao longo da narrativa, então não posso dizer que isso é um defeito, de fato, já que deu todo uma espera para o Grande Momento. Assim, se você é o tipo de pessoa que prefere um romance com muita interação do casal, pode se decepcionar com essa leitura. Mas… 'tá tudo bem! Ninguém é obrigado a gostar de tudo, certo? :)


"Anexos" foi indicação de uma amiga e não poderia ter sido melhor. Li em dois dias, agoniada que sou, e agora estou aqui, sedenta por mais de Beth e Lincoln.


Já tinha ouvido falar do livro? Já leu?
Conta pra mim! 


4 Comentários

  1. Nossa esse livro deve ser muito bom, aquele livro que não tem aquela leitura massante, já quero ler!

    Abraço, Yeah! Dream High

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celli! Que bom que gostou da resenha :) sim, a ideia de usar os e-mails como narrativa deixou a leitura bem dinâmica!

      Beijos

      Excluir
  2. Eu adoro essa autora e não conhecia esse livro! Achei a história bem interessante, bem meu tipinho haha vou botar na minha listinha x)

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    instagram.com/raquel_tips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Conheci a autora no livro de Eleanor & Park e uma amiga minha que indicou Anexos, pois o enredo lembrava uma das minhas fanfics escritas em 2011 HAHAH o enredo é muito divertido, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Vou ficar esperando sua opinião sobre o livro! :)

      Beijos

      Excluir