Resenha #65 — 'Notas sobre o Luto'; Chimamanda Ngozi Adichie

 De todas as possibilidades que pensamos e planejamos para o ano de 2020, ninguém nunca imaginou que uma pandemia estava a caminho. Lembro de ter escrito uma crônica sobre 2019 e ter dito que “2020 é um ano par. E, por mais supersticiosa que eu não seja, anos pares costumam ser tranquilos”. Coitada, eu diria! Com a disseminação do coronavírus, a necessidade da quarentena e o distanciamento forçado, veio também o luto. Um grande tabu na vida de todos nós, assim como o dinheiro, não aprendemos a falar sobre morte e as consequências para quem fica. Foi nesse cenário caótico que, não pela covid19, Chimamanda Ngozi Adichie perdeu o seu pai, em março de 2020. E foi a necessidade de falar sobre sua dor que nasceu o “Notas sobre o Luto”, publicado aqui no Brasil pela Companhia das Letras.

Chimamanda Ngozi Adichie Notas sobre o Luto
Título: Notas sobre o Luto
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Fernanda Abreu
Páginas: 144 páginas
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele. Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar. Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano. “Era tão próxima do meu pai que sabia sem querer saber, sem saber inteiramente o que sabia. Uma coisa dessas, temida durante tanto tempo, finalmente chega, e na avalanche de emoções vem também um alívio amargo e insuportável. Esse alívio se torna uma forma de agressão, e traz consigo pensamentos estranhamente insistentes. Inimigos, atenção: o pior aconteceu. Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”

Chimamanda Ngozi Adichie Notas sobre o Luto

Autora de grandes livros de ficção como Americanah (2014), Hibisco Roxo (2011) e de não-ficção como Sejamos Todos Feministas (2015) e O Perigo de uma História Única (2019), Chimamanda Ngozi Adichie abre o seu coração neste livro, curto como alguns dos seus já publicados, mas profundo o suficiente para nos fazer questionar o nosso modo de viver o luto. Por que não falamos sobre ele? Por que fingimos que as pessoas viverão para sempre?


Eu acredito que o mais tocante e doloroso nesse relato é o distanciamento e a incerteza de quando ele acabaria. Nigeriana, a autora vive nos Estados Unidos e estava lá quando o pai faleceu, no continente africano. Eram comuns conversas pelo aplicativo zoom com toda família e foi estranho, melancólica e dolorosa aquela conversa onde seu irmão mais velho, Okey, apresenta a expressão serena de seu pai, de olhos fechados, parecia estar dormindo. Mas não estava. 


Chimamanda Ngozi Adichie Notas sobre o Luto


Nós acompanhamos o processo de Chimamanda para suportar a dor, a não-aceitação, a distância, o receio dos aeroportos da Nigéria não abrirem tão cedo e impossibilitá-la de estar no velório de seu pai. As tradições nigerianas para o luto e como cada povo lida de um modo diferente com o processo de adeus e o luto. 


Gostou do livro? Compre aqui!


Eu estava ansiosa tão ansiosa para ler este livro (que li, inclusive, o e-book disponibilizado pela editora para nós parceiros e depois recebi o físico), não pela temática, mas por saber que Chimamanda se escancarou em cada linha; sou grande fã dela e isso não é segredo para os leitores do Apenas Fugindo, já li seis de seus oito livros lançados no Brasil e era a primeira vez que eu poderia lê-la como ela é. Foi reconfortante enxergá-la para além de seus trabalhos e, sim, como uma pessoa que sente, que sofre, que relembra momentos ao lado de seu amado pai.


Chimamanda Ngozi Adichie Notas sobre o Luto

Notas sobre o Luto é a leitura necessária para que possamos entender a dor da perda. Esse tabu precisa ser quebrado, afinal, por mais que seja uma verdade dolorosa, todos nós vamos morrer. Não sabemos quando, não sabemos de quê, mas sabemos o porquê: é o ciclo da vida. Os que ficam, precisa reaprender a viver, agora sem a pessoa querida, e falar sobre o luto, dá-lo o sentido, é o primeiro passado.


E aí, conhecia o livro?

Gostou?

Conta pra mim!

12 Comentários

  1. Na verdade a pandemia pegou todo mundo foi uma coisa que ninguém esperava, o livro conta da dor que várias pessoas estão passando o luto, fiquei muito interessada pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar! A pandemia evidenciou o quanto a gente precisa falar sobre morte e o luto!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá Querida, Tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas fiquei muito interessada para ler.
    Muito Obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina! Que bom que gostou do livro, depois me diz o que achou :)
      beijos

      Excluir
  3. Luto é muito complicado, ainda mais de familiar. É um tema que tem que ser discutido, ainda mais no momento atual. Boa indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carol! É importante quebrar esse tabu sobre falar acerca da morte.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Realmente, nunca imaginamos que nossas vidas mudaria dessa forma. Ainda mais o mundo inteiro de uma vez. Quase como vivenciar um período de guerra. Bem triste. Não conhecia o livro mas já ouvi falar da autora. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Erika, você disse tudo: quase um período de guerra. É importante falar sobre isso e compartilhar nossas dores.
      Abraço

      Excluir
  5. Eu também perdi meu pai, já fazem alguns anos, e acredito que se eu ler esse livro vou me identificar bastante. Ainda não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar do Sejamos Todos Feministas.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara! Se você estiver preparada para revisitar essa dor, é um ótimo livro para se sentir compreendida. Eu não perdi alguém tão próximo e me senti muito tocada, para alguém que perdeu, imagino o quanto possa ser importante.

      Beijos

      Excluir