Resenha #68 — 'Malibu Renasce'; Taylor Jenkins Reid

Conhecida por obras como “Os sete maridos de Evelyn Hugo” e “Daisy Jones & The Six”, Taylor Jenkins Reid volta a ter seu nome comentado - e muito! - com o lançamento de “Malibu Renasce”, publicado aqui no Brasil pela Editora Paralela. Depois de muito hype com esse livro, resolvi dar uma chance assim que a Companhia das Letras disponibilizou o título para os parceiros. Será que foi uma boa ideia?

Malibu Renasce Taylor Jenkins Reid
Título: Malibu Renasce (Malibu Rising)
Autora: Taylor Jenkins Reid
Tradução: Alexandre Boide
Páginas: 368 páginas
Editora: Paralela

Sinopse: Os quatro filhos de Mick Riva são conhecidos e admirados por toda Malibu. Mas não só pelo pai famoso. A cada ano os quatro dão uma festa épica para comemorar o fim do verão ― e a de 1983 promete. Ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre. Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer. A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos ― e convidado ― especiais. Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos ― até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.
Malibu Renasce Taylor Jenkins Reid

Vi a internet delirar com o lançamento de Os sete maridos de Evelyn Hugo e, diante de boas indicações deste livro, resolvi ler o tão falado Malibu Renasce que prometia um incêndio que transformaria a vida da família Riva para sempre. Logo de início, somos apresentados a Nina Riva, a filha mais velha, e seu dilema atual com o término de seu casamento. Logo depois, conhecemos seus irmãos: Jay, Hud e Kit Riva que, apesar de serem muitos próximos, escondem cada um os seus segredos. E naquela fatídica noite de 27 de agosto de 1983, muita coisa estava prestes a mudar.


Um incêndio.


Gosto dessa mudança de época que a autora traz, alternando entre o “presente” (1983) e alguns fatos anteriores, como os pais, Mick e June, se conhecendo, tudo o que passaram e como suas ações refletiam e refletem na vida de seus filhos. Essa escala temporal me agrada muito na literatura e acho que dá um toque especial na história. Em contrapartida, Nina, que aparenta ser a personagem principal, não apresenta desdobramentos ou personalidade o suficiente para carregar o protagonismo do livro. Seus irmãos, no entanto, parecem muito mais interessantes com seus dilemas pessoais que são abordados de forma superficial, em comparação com o foco dado para Nina.


A tradicional festa de Nina Riva se aproxima e nós acompanhamos a cada hora daquele dia, todas as expectativas que envolvem não só os Riva, mas as pessoas ao seu redor e até desconhecidos para a fatídica festa. Todo esse suspense faz com que a nossa expectativa enquanto leitor também cresça, é claro, e é aí onde mora o problema. Acompanhamos toda a história aguardando o tão esperado incêndio que nos é prometido logo na sinopse. Afinal, será aquele incêndio que mudará completamente a vida dos Riva e de diversas pessoas ali presentes.


Já conhece o 'Apenas Fugindo: o livro'? Saiba como comprar


Bom… decepcionante seria a palavra. Eu fiquei muito pensativa sobre trazer essa resenha negativa para o blog, não é muito comum por aqui trazer obras que eu não goste por completo ou que eu preferia não ter lido e eu sempre tento apresentar pontos positivos sobre o livro em questão. Porém, Malibu Renasce promete muita coisa e pouco oferece. Eu o classificaria como um enredo médio, pouco explorado de acordo com o que apresenta; em determinado momento, muitos personagens aparecem no decorrer da festa, deixando tudo muito confuso. Se fosse um filme, com o auxílio do audiovisual, teria funcionado. Mas na leitura, acabou só piorando.


Se interessou pelo livro? Compre aqui!


No fim, Malibu Renasce parece promissor para uma leitura de suspense e, arriscaria dizer, um thriller mais leve, mas no fim, tudo se embaralha e não acerta naquilo que mais prometeu. Deixo claro aqui que esta foi a primeira leitura da autora, mas não quer dizer que todos os livros dela tenham as mesmas problemáticas, ainda tenho muita vontade de ler o famoso de Evelyn Hugo e a editora já divulgou a nova obra de Jenkins, que será lançada ainda este ano. Vocês estão ansiosos?


E aí, já leu o livro? Gostou?
Conta pra mim! :)


4 Comentários

  1. Acho chato quando um livro fica confuso, e deixa o leitor confuso também, pelo que você disse, mas gostei muito de saber a sua opinião sincera sobre o livro, com certeza fiquei mega ansiosa pela nova obra, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar! Eu fiquei um pouco preocupada em trazer uma resenha 'negativa', mas é importante ser transparente sempre, né! Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Eu não tinha ideia que o livro era um suspense. Comecei lendo achando que era um drama como os outros livros da autora. Ainda estou na página 50 espero terminar nos próximos dias. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Depois me diz o que você achou sobre o livro, quem sabe teve uma percepção diferente da minha!
      Beijos

      Excluir