Resenha #78 — 'Ô Promessa Sem Jeito'; Eduarda Short

 Não tem mais graça falar que é a resenha de hoje é de um nacional, porque já se tornou costume nos últimos dias, mas eu vou fazer furdunço assim mesmo: a resenha de hoje traz um livro ambientado na Bahia, com fake dating às avessas e um casal bem cão e gato. Sim, você não leu errado, o livro de hoje é “Ô Promessa Sem Jeito” de Eduarda Short. Vamos de resenha?

Ô Promessa Sem Jeito Eduarda Short
TítuloÔ promessa sem jeito!: Oh, essa história virou um clichê!
Autora: Eduarda Short

Páginas: 192 páginas
Editora: Independente

Sinopse: Luigi Alves não esperava encontrar Antonieta Cardoso perdida no casamento errado. Muito menos que os dois ignorariam suas regras e agiriam como um casal assumido quando eles escondem de todos que estão juntos há meses só para evitar que descobrissem que ela está na festa errada. Antonieta não esperava ver sua vida virada de cabeça para baixo por entrar no salão de festas errado e se deparar com a última pessoa que esperava ver. Muito menos que Luigi estivesse no casamento da ex-namorada e do primo traidor e sem pretensão de levar o casamento abaixo e que de brinde eles dariam certeza a todo mundo que estão juntos. É no meio de casamentos, fofocas e implicância de um casal não tão de mentirinha assim que algumas promessas são pagas. E é impossível fugir delas em noites em que histórias viram clichês.

Ô Promessa Sem Jeito Eduarda Short

Conheci o trabalho da Duda (pois eu sou ÍNTIMA) pelo perfil Nordeste Divulga — inclusive se você ainda não segue esse perfil maravilhoso que divulga as obras de pessoas nordestinas, siga — e cheguei a começar o seu livro anterior ‘A Bicicleta das Dálias Vermelhas’, mas não terminei (desculpa, amiga, mas eu vou!). Eis que a semana passada a autora veio falar comigo para uma parceria aos 45 do segundo tempo e eu, que não sou besta nem nada, arrumei tempo do meu útero e eis que estou aqui.


Luigi Alves e Antonieta Cardoso trabalham juntos na editora Oxe! e sempre tiveram um relacionamento baseado na implicância e no ódio mútuo. Apesar dos rumores de que eles têm um relacionamento amoroso por trás de toda essa implicância, nada é confirmado. Cientes de que estariam em compromissos diferentes no mesmo dia, imagine a surpresa de Luigi ao encontrar Antonieta no casamento de seu primo, enquanto deveria estar a menos de um quilômetro, no casamento das amigas dela.


Leia também: resenha de 'Ah! É você, amor!' de Gray Melo


Mas o fato de estar no lugar errado e na hora errada não é o único problema. Para driblar a presença de Antonieta no casamento errado, Luigi finge que os dois estão namorando e, assim, despistar que ela é uma penetra. O problema é que…. eles, de fato, têm uma relação ainda não-nomeada e não-pública. A ideia de serem um casal na frente de todas aquelas pessoas surgiu rápido demais como a solução daquele problema imediato, mas ascende questões em ambos sobre o que têm e como devem prosseguir a partir dali.


Vamos falar de personagens: Luigi Alves é um cara romântico, mas a vida não é fácil e seu último relacionamento terminou numa traição desastrosa (um adendo importante: sabe o casamento do primo citado lá em cima? Isso, é o primeiro de Luigi com a EX-NAMORADA do nosso protagonista. Que família, hein?). Logo, seu trauma recente o diz que se comprometer numa relação séria não é o ideal. Enquanto Antonieta apresenta uma postura antirromântica e diz aos quatro ventos que não quer se envolver num relacionamento sério tão cedo, mas a gente conhece esse serzinho e o quanto ela já está envolvida nessa relação. 


Confira: resenha de 'Esperando na Janela' de Carol Ferreira


Eu gostei de como os personagens são tão cientes de que não querem nada sério no momento, mas basta que o outro dê um sorriso largo para que Luigi e Antonieta sejam cadelinhas um do outro. E se tem uma coisa que a gente adora é acompanhar as falas esquisitas enquanto os pensamentos estão todos lá, confusos, apaixonados e incertos. Neste enredo, o casal já começa “junto”, mesmo que de um jeito torto, mas a narrativa não fica chata ao decorrer da história. A narração dos capítulos é alternada entre os personagens e, confesso, em alguns momentos fiquei um pouco confusa nas falas, quem estava falando o quê, mas li de novo e tudo certo.


Ô Promessa Sem Jeito Eduarda Short
Olha só quem apareceu nos agradecimentos :')

A autora me avisou e vou passar o mesmo aviso: não é preciso ler ‘A Bicicleta das Dálias Vermelhas’, lançamento anterior da autora, para entender o enredo de Ô Promessa Sem Jeito. No entanto, pode ser que você tome alguns spoilers, mas nada muito exagerado. Eduarda Short prossegue com o seu “Clichêverso” e, por experiência própria, pode ser que você fique um pouco confuso sobre os novos personagens introduzidos e citados, mas a autora promete responder esses questionamentos ao longo dos próprios lançamentos.


Ô Promessa Sem Jeito é uma novela curta, com boas doses de humor, o calor da Bahia, referências na medida certa e um casal implicante e muito apaixonado. Se você procura uma leitura leve, bem-humorada e romântica, esse livro é para você.


Ô Promessa Sem jeito está disponível grátis no Kindle Unlimited e custa R$ 5,99 para comprar, você pode acessá-lo aqui.


E aí, já leu este livro? O que achou da resenha?
Conta pra mim! :)

0 Comentários