Resenha #79 — 'Reticências'; Solaine Chioro

Eu vou parar de pedir desculpas pelos meus sumiços neste blog, porque depois de doze anos, em algum momento, vocês já acostumaram. Maio está chegando ao final, mas ainda dá tempo de adicionar livros na #TBR? Com toda certeza! A resenha de hoje é um livro nacional e brasileiríssimo, com casal afrocentrado e lançado em formato físico pela Alt no final do ano passado. Sim, é de ‘Reticências’ de Solaine Chioro.

TítuloReticências
Autora: Solaine Chioro

Páginas: 176 páginas
Editora: Alt

Sinopse: Uma comédia romântica perfeita para aquecer o coração Davi e Joana se conheceram online e, desde que se falaram pela primeira vez, não conseguiram mais parar. Os dois passam madrugadas conversando, assistem a filmes juntos, desabafam sobre o dia a dia e discutem questões existenciais. O único problema é que eles não sabem a verdadeira identidade um do outro. Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora incrível com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Tudo o que sabem um sobre o outro (e tudo o que importa) é que se gostam e estabeleceram uma conexão real, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. O que eles não sabem, no entanto, é que estão muito mais próximos do que imaginam... Publicado pela primeira vez em e-book de forma independente, Reticências é uma história romântica e divertida, perfeita para aquecer o coração. Esta edição conta com novidades na trama, links para as playlists citadas na história e uma entrevista com a autora! 


@vidaspretas e @caradaprefeitura conversam pelo instagram por tanto tempo que já não se lembram como era a vida de ambos sem a presença do outro através da tela do celular. São horas conversando, vendo filmes ‘juntos’, desabafando sobre questões pessoais, porém…. eles não fazem IDEIA da real identidade um do outro e talvez esse ponto seja o que deixa tudo ainda mais interessante.

Na vida real, fora do Instagram, Davi e Joana trabalham juntos e depois da inocência de Davi ser aproveitada por uma pessoa para ferrar com Joana, os dois não poderiam se odiar mais. E tal fato parece piorar sempre que estão juntos, nenhuma conversa agradável sendo estabelecida e o ódio só cresce.


Leia também: resenha de 'Quatro Minutos' de Vanessa Pérola


Seria uma pena se Joana fosse @vidaspretas e Davi e o @caradaprefeitura, não é mesmo? 


Tratando temas como gordofobia e racismo com maestria, ao mesmo tempo que a história NÃO se resume a isso,  ‘Reticências’ é um livro sobre desencontros, amor e aceitação. É uma história leve, curta e que dá um quentinho no coração, ao mesmo tempo que faz a gente se contorcer de agonia cada vez que os dois estão juntos, brigando, sem fazer a mínima ideia de quem são e da importância que têm um para o outro.



Falando de personagens, Joana é uma mulher decidida, sem papas na língua e divertida. Davi é mais retraído, sempre preocupado com o que dizer e como dizer. Devo dizer que essa diferença dos dois é maravilhosa quando os dois estão brigando e a química dos dois é INCRÍVEL. Fica aqui a menção de que eu queria muitas e muitas cenas deles juntos brigando e sempre fiquei esperando um beijo ou outro no meio da treta HAHA


Eu li o livro em um intervalo de DOIS dias e, deixo aqui a minha única reclamação: o livro é curto demais HAHAHAHA Queria ter muito mais dos dois juntos, curtindo um ao outro. Mas é muito mais uma leitora apegada do que um defeito do livro, é claro. Afinal, acredito que um livro bom é aquele que sempre deixa um gostinho de quero mais depois da última página. 


Gostou do livro? Compre aqui!


A iniciativa do #MaioNacional foi incrível, mas queria lembrar que é possível ler livros nacionais o ano inteiro. Todos os livros indicados no blog em 2022 até agora foram nacionais, além de que o Instagam está cheio de boas indicações, também. Apoie a nossa literatura e fale sobre nós. Não é preciso que autores nacionais PAGUEM para serem divulgados, quantos tantos perfis divulgam livros estrangeiros de graça, não é mesmo? Leia, divulgue, compartilhe. Apoie a literatura nacional!

0 Comentários