5 dicas para o lançamento do seu livro

 

Vamos falar sobre escrita? Hoje o post é direcionado para escritores de plantão! Nem sempre a gente sabe o que fazer, onde divulgar e como proceder nessa loucura que é ser autor independente no Brasil. Eu já lancei três livros e, foi aprendendo com os erros de cada publicação, que atingi a marca de 10 mil páginas lidas em menos de 6 meses com o livro ‘Amor em Lugares Fechados’ que, vale lembrar, tem apenas 49 páginas. 10k é muita coisa, hein?

No post de hoje, trouxe algumas dicas com base na MINHA EXPERIÊNCIA de divulgação e o que deu certo para mim. Lembrando que: cada gênero exige um modo diferente de divulgação. Algumas dicas, é claro, são mais gerais, no entanto, conhecer o seu público é o primeiro passo para entender e organizar o lançamento e a divulgação.

 


1. ANTES DE TUDO: FINALIZE O LIVRO PRIMEIRO

Parece uma coisa estúpida de se dizer de tão óbvia, mas não é. Quando a gente está nas etapas finais de um livro, sempre vem uma agonia, uma vontade de falar dele para todo mundo e etc. Então, CALMA! Respire fundo, termine de escrever, revise, depois revise de novo. Quando sentir que o arquivo está PRONTO então é hora de pensar na divulgação.

 

2. ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

Se você terminou o livro hoje, não pense em publicá-lo amanhã. Eu sei que é uma alegria e você quer contar para o mundo inteiro, mas, de novo, CALMA. Faça uma planilha, organize quanto tempo você quer até o dia do lançamento para panfletar o seu livro. Para lançar ‘Amor em Lugares Fechados’, por exemplo, eu comecei a divulgação doze dias ANTES do lançamento. Já com ‘Apenas Fugindo: o livro’ eu falei sobre durante sete dias até lançar e ‘O Bom Soldado’ eu só falei DEPOIS de ter lançado, o que foi claramente um erro.

 

3. FALE SOBRE O SEU LIVRO QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS

Não há problema ser repetitivo. Como eu falei ali, passei dozes dias falando sobre o livro nas minhas redes, o que gerou curiosidade do público. Uma das coisas que eu fiz, mesmo antes desse período, foi falar do processo de escrita no twitter. As pessoas acompanharam desde esse tempo, o que fidelizou um público legal. E nessa coisa de falar sobre o seu livro, você pode fazer brincadeiras como: revelação de sinopse e capa (no mesmo dia ou dias alternados), 1 like 1 curiosidade do livro, usar as cores principais da capa em todas as publicações do livro para o público já saber que se trata do seu lançamento, enfim! Faça uma pesquisa de como alguns escritores estão divulgando os livros e veja o que melhor se adapta a seu livro e seu estilo.

Conheça meus livros na amazon!


4. A MELHOR REDE SOCIAL É A QUE TE ENTREGA RESULTADOS

Isso ficou parecendo uma frase de coach, sorry! Mas é verdade! Muito se discute sobre Instagram, Tik Tok, Facebook e qual é a rede do momento, mas conheça todos os seus perfis e saiba qual é o melhor para divulgar seu livro. No meu caso, por exemplo, quem melhor me entregou vendas diretas e páginas lidas foi o TWITTER. Como tenho muitos seguidores do meio literário, fazer as brincadeiras e jogos por lá me rendeu muitas vendas no primeiro dia de lançamento. Já a Mari Lima, escritora sergipana que já apareceu nas resenhas por aqui, vendeu muito bem o livro FÍSICO usando o tik tok. Isso vai de cada um.

 

5. FAÇA PARCERIAS E CONTRATE LEITURAS COLETIVAS

Esse aqui foi um aprendizado depois do lançamento que eu vou levar para a vida. Muitos autores fazem formulário convidando perfis menores para parceria que funciona da seguinte forma: o autor disponibiliza o livro ANTES do lançamento em troca de divulgação por parte do perfil literário, o que gera em várias pessoas recebendo conteúdo sobre o seu livro o que gera curiosidade. O mesmo vale para as Leituras Coletivas, chamadas de LCs. Você pode fazer logo após o lançamento ou esperar o hype passar e fazer depois, para garantir que o livro continue sendo falado. Algumas podem ser pagas, mas garanto que é um ótimo investimento a longo prazo.

 

Eu poderia falar sobre isso por mais outras milhões de páginas, mas vou parar por aqui. Se você gostou desse tipo de post e se o conteúdo foi útil para você, comenta aí! Acho que vai ser um tópico legal para agregar aqui o Apenas Fugindo.

Até o próximo post!

 

0 Comentários