Escritor Vinícius Oliveira Rocha fala sobre experiência com a primeira obra e suas expectativas para os próximos lançamentos

 “É muito importante que nós, enquanto escritores e imersos nesse meio literário, nos apoiarmos” afirma o autor de ‘O Destruidor de Mundos’

Lançamento do livro em Aracaju (2018) | Fonte: divulgação

Um personagem descobrindo ter poderes mágicos e passando a estudá-los numa instituição de ensino especializada em magia e, de quebra, precisa enfrentar diversos desafios. Se você foi um adolescente no início dos anos 2010, conhece obras como Harry Potter e Percy Jackson, e sabe o que foi descrito acima soa familiar. Esse é um formato muito comum em obras de fantasia direcionadas ao público infanto-juvenil, afinal, quem nunca sonhou ter poderes mágicos e estudar em escolas como Hogwarts e o Acampamento Meio-Sangue? E foi com inspiração em obras como as citadas que o escritor Vinícius Oliveira Rocha escreveu o seu livro de estreia, ‘O Destruidor de Mundos’.

Vinícius Oliveira Rocha nasceu em São Paulo, cresceu em Itapetinga, na Bahia, e atualmente vive em Aracaju, capital sergipana. Grande fã de fantasia, traz em sua obra referências de diversos livros já conhecidos sem perder sua autenticidade. Atualmente com 26 anos, Vinícius se descobriu escritor ainda no ensino médio e o apoio de professores foi fundamental para dar vida aos seus personagens. “Eu me sentia relutante e inseguro em transformar as ideias que tinha em um livro. Na escola, tive a oportunidade de escrever alguns contos nas disciplinas de Redação e Literatura, e meus professores não apenas elogiaram minha escrita como me perguntaram se eu já havia pensado em escrever algum livro. Até hoje sou grato a eles por terem me dado esse incentivo”, explica o autor.

 ‘O Destruidor de Mundos’ é o primeiro livro de uma saga planejada de sete livros. O autor conta que título do livro deriva da frase "Agora me tornei a morte, o destruidor de mundos", do livro sagrado hindu chamado "Bhagavad Gita" e dita pelo cientista Robert Oppenheimer sobre a criação da bomba atômica; e que de certa forma resumia bem a proposta do livro. A obra foi escrita durante sete anos e a primeira versão nasceu entre 2011 e 2013. Pelos quatro anos seguintes, buscou uma editora para chamar de lar, sendo publicado em 2017 pela editora CRV.

“Enxergo ‘O Destruidor de Mundos’ como um livro que já mostrava o meu potencial, mas creio que se o escrevesse hoje alteraria muitas coisas. A qualidade da minha escrita, as minhas referências mudaram, eu enquanto pessoa mudei. Porém, tenho muito orgulho do que escrevi, e acredito que com os demais livros que vier a escrever as pessoas vão ver muito mais de mim, e não apenas das obras em que me baseei”, afirma Vinícius.

O cenário de autores nacionais e independentes no Brasil tem se tornado cada vez mais receptivo em diversos gêneros, mas o caminho não é fácil. Nadar contra a preferência de autores estrangeiros e renomados por parte do mercado editorial é um dos principais desafios. Para Vinícius, é possível furar a bolha e buscar apoio dentro do meio e se fazer conhecido. “Acho que é muito importante nós enquanto escritores(as) e imersos nesse meio literário nos apoiarmos, seja lendo as obras uns dos outros, seja divulgando. Tem muita coisa boa sendo feita aqui e que não deve em nada a autor gringo hypado” finaliza.

Lançamento do livro em Itapetinga (2018) | Fonte: divulgação

‘O Destruidor de Mundos’ está disponível em formato físico e pode ser adquirido nas principais lojas online ou direto com o autor, em suas redes sociais. Há planos de que o livro seja relançado em formato digital, e vem coisa boa por aí: a sequência, intitulada “A Última Fronteira”, já está finalizada e revisada, com planos de ser publicada em 2023.

0 Comentários