Representação de mulheres negras na literatura é tema do novo livro de Thiarlley Valadares

 Primeiro livro de não-ficção da sergipana tem lançamento marcado para dia 15

Em tempos em que a representatividade é um tema cada vez mais importante, a jornalista e escritora sergipana Thiarlley Valadares aprofunda a discussão sobre a representação de mulheres negras na literatura em seu mais novo livro, intitulado ‘Mulheres Negras e Literatura: Representatividade, estereótipos e protagonismo’.

Natural de Tobias Barreto e a poucos dias de completar 28 anos, Thiarlley é especialista em História e Cultura Afrobrasileira e comenta que este livro foi, antes, o seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Em 2021, durante o período que estudei, a falta de personagens negros nos livros considerados famosos passou a ser muito mais impactante pra mim, principalmente se tratando de mulheres. Comecei a pensar: como a mulher negra é representada na literatura? Quais são as narrativas que as envolvem enquanto protagonistas de uma história?”, explica.

Com o diploma nas mãos, a ideia de deixar o arquivo esquecido parecia injusta. “Pensei em publicar como artigo científico, queria que essas pessoas tivessem os mesmos questionamentos que eu. Publicar na Academia seria ótimo, mas eu precisava que fosse um livro que chegasse em todos os públicos e, principalmente, para todas as mulheres”, contextualiza a escritora.

Thiarlley também é autora dos romances ‘O Bom Soldado’ (2020), ‘Amor em Lugares Fechados’ (2021) da coletânea de contos e crônicas ‘Apenas Fugindo: o livro’, todos publicados de modo independente, e se aventura no gênero de não-ficção pela primeira vez. “Mulheres negras são prioridade nas minhas narrativas, logo, questões como amor, racismo, relações interraciais, solidão e machismo de modo mais sutil já apareceram nos meus livros. Desta vez, chegou a hora de falar sobre o assunto de forma direta, abordar o problema pelo nome”, destaca.

‘Mulheres Negras e Literatura: Representatividade, Estereótipos e protagosnismo’ é um livro 100% digital, tem capa assinada pela sergipana Lara Correia e o lançamento está marcado para o próximo dia 15. Você pode garantir o seu exemplar aqui.


0 Comentários