Resenha #53 — 'Teto para Dois'; Beth O'Leary

E vamos de aproveitar o tempo, a inspiração e a disposição enquanto temos, não é mesmo? HAHAHA o livro Teto para Dois, de Beth O'Leary, apareceu tanto no meu feed que fiquei intrigada com o enredo. Confesso que acabei aderindo um receio por conta hype, porém,  por ter lido "A Troca" da mesma autora, em uma das caixinhas do Intrínsecos, a curiosidade venceu e eu resolvi tirar a prova. 

Teto para Dois Beth O'Leary
Título: Teto para Dois 
Autora: Beth O'Leary
Tradução: Carolina Selvatici
Páginas: 400 páginas
Editora: Intrínseca
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Teto para Dois Beth Oleary


Inicialmente conhecemos Tiffy e, confesso que não gostei tanto dela assim. Achei a personagem excêntrica demais, a "diferentona" em exagero. Tiffy vive em crise com seu namorado, Justin, num relacionamento cheio de indas e vindas e, no momento, não parece ter mais vinda. Morando na casa dele e, após o término e o início de um outro relacionamento, a mulher se vê obrigada a procurar um lugar para morar. Mas como fazer se o seu salário é uma merreca? Com o passar das páginas, porém, fui entendo-a como alguém só diferente de mim e Tiffy foi ganhando meu coração. 


Do outro lado, temos Leon que me ganhou logo de cara. Apesar do livro não deixar claro a etnia do personagem, sabemos que ele tem pele marrom e o racismo sofrido por ele é mencionado de modo muito sutil. Gostei de ter um personagem não-branco como principal de um romance sem o peso da raça a todo momento. Leon é um enfermeiro que traz um problema familiar que, para resolvê-lo, precisa de dinheiro. Para consegui-lo, então, pega todos os turnos possíveis no hospital que trabalha para garantir que vai resolver o que precisa.

Para agregar suas finanças, Leon decide encontrar um(a) colega de quarto para dividir as despesas e cobrar aluguel, mas existe um problema: terão que dividir a cama. (OH NOOOOOOOOOOO, fanfiqueiras on fire nesse momento HAHAHAH) Existem regras, é claro: cada um usa a cama e todo o apartamento em um turno diferente e precisam garantir que não atrapalharão o horário do outro.


EU AMEI os posts its porque são coisas que eu faria (e faço) DEMAIS! A ideia de bilhetes, ao meu ver, deixa tudo mais intimista e próximo. Além disso, gostei de como o relacionamento conturbado e abusivo de Tiffy foi apresentado aos poucos, como se nós percebemos junto com ela as problemáticas que envolviam Justin. 

— Você tem cheiro de casa. 
— Você é a minha casa.

O livro é leve e profundo ao mesmo tempo. É um romance regado de problemas reais que poderiam acontecer com um de nós. Todo mundo está sujeito a problemas financeiros, ex abusivos, racismo e uma prisão injusta por estar no lugar errado e na hora errada. Teto para Dois é um romance sobre duas pessoas quebradas em pontos diversos da vida e que, em algum momento, encontraram-se e consertaram-se juntas. 

Não é preciso reforçar que eu amei o livro. 
Você já leu? O que achou? 


6 Comentários

  1. Fiquei curioso pela história. Já quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigoooo! Já sabe que minha biblioteca está mais do que disponível para você, né? Pois é só fazer o 21! HAHAHA

      Excluir
  2. Eu não conhecia, mas fiquei curiosa! Obrigada pela indicação ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Depois me fala o que achou :)
      Beijos

      Excluir
  3. Oi.
    Amei o livro e sua resenha e concordo com a ideia dos postits, eu amo fazer anotações assim.
    Acho que a história foi pegando um rumo bem bacana e foi ficando cada vez melhor.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Que bom que gostou da resenha! Eu super faria isso de post its HAHAHA

      Beijos

      Excluir