Resenha #62 — 'Na Ponta da Galáxia'; Luyne Rodrigues

 Eu parei para analisar que as últimas nove resenhas deste blog foram de livros escritos por mulheres e nem foi proposital. HAHAHA É isso, este blog é adepto do #CompartilheLeiturasFemininas e, por isso, mais uma autora aparecendo por aqui, desta vez, uma grande amiga minha. Vamos de resenha?

Título: Na Ponta da Galáxia
Autora: Luyne Rodrigues
Páginas: 63 páginas
Editora: Dialética

Sinopse: O Universo é transformado em um conto, misturando criações galácticas e sentimentos. Tudo é recontado de forma simples e poética, narrado pela Via Láctea.

Luyne Rodrigues é sergipana, tem 26 anos e estreou na literatura com o livro “Dicionário de Bolso”, publicado em formato digital na Amazon. “Na ponta da galáxia”, publicado pela Editora Dialética, é o seu primeiro livro físico. Apaixonada pelo Universo, Luyne nos apresenta a Via Láctea, que nós já conhecemos das aulas de ciências, sob um novo ponto de vista. Os planetas recebem sentimentos e anseios. Mesclando com fatos sobre cada planeta, a autora os sensibiliza em poesia, aproximando-os daquilo que somos: imperfeitos ao nosso modo.


Você já conhece o meu livro "O Bom Soldado"?


Seguindo a lógica que aprendemos na escola sobre o Universo, o nos faz (re)visitar os planetas, agora: Mercúrio, o apaixonado; Vênus, o amigo; Terra, o planeta amor, até chegarmos ao indeciso Plutão. Mais uma vez, essa junção de fatos e sentimentos sobre os planetas deixa o livro mais rico, profundo e sensível. Se você acompanha o blog, sabe que este não é o tipo de livro comum por aqui, o que deixou o livro ainda melhor: não sou uma leitora de poesia e, confesso, a depender da escrita, sequer me sinto tocada por ela. O que, definitivamente, não é o caso deste livro. E não digo isto por se tratar de uma amiga, porque neste caso eu seria, sim, muito sincera se o livro não me agradasse. Digo isto porque, de fato, o universo transformado em conto foi uma boa sacada. Como falei lá no instagram:


Lembrei aqui de 2013, de quando a gente se conheceu e falava sobre escrita. Você até começou um blog e pediu ajuda com o layout, lembra disso? (É claro que não! Sua memória é péssima). Mas estava aqui lembrando daquelas duas meninas que iniciavam uma amizade e hoje, depois de tantas idas e vindas e processos dolorosos na vida de cada uma, são mais que amigas, são AMIGAS ESCRITORAS. Que orgulho de você, Luyne! Que orgulho da mulher que você se tornou, das palavras soltas que você transformou em literatura. Como sua assessora de imprensa oficial, afirmo: estamos aqui para divulgar e enaltecer o trabalho de Luyne Rodrigues.

Leia também: "O amor não é para covardes" de Diogo Souza


Como costumo dizer sobre livros curtos: “Na ponta da galáxia” é pequeno em tamanho, mas gigante em pura poesia. O livro está disponível nas principais livrarias online (clique aqui para comprar na amazon) e, se você mora em Aracaju e região, pode encontrá-lo na Livraria Escariz do Shopping Jardins ou diretamente com a autora. Conheça o trabalho de Luyne Rodrigues através do seu instagram: além de escritora, Luyne é estudante de psicologia e atelierista.


Citando a jornalista Dayane Carvalho, na orelha do livro, "A autora nos ensina a manter viva a percepção da infância para que possamos enxergar o cerne das nossas relações, posturas experiências e conflitos internos. [...] Se um dia você desejou saber o sentido e o papel de cada coisa no mundo, posso contar apenas que sua estrela cadente atendeu seu pedido com a mensagem: as respostas estão aqui.".



E aí, o que achou da resenha?

Conta pra mim! :)


0 Comentários