3 séries com protagonismo negro para assistir

Vamos sair da lógica de livros e falar um pouco de séries por aqui? Me dando conta que o último post sobre foi a segunda temporada de Dear white People, Deus é mais, viu!

Bom, não adianta reclamar da falta de protagonismo negro nas séries, na TV e no cinema, se quando boas obras aparecem, a gente não fala sobre elas, não é mesmo?! Confesso que, diante as inúmeras telas que uso diariamente por conta do trabalho, passei muito tempo sem consumir materiais do audiovisual. Estou voltando aos poucos e tentando sair um pouco da bolha dos conteúdos que aparecem nas redes e que costumam ser hype. Ter assinado o pacote de Disney+ e Star+ num completo surto tem ajudado nisso.

E chega de enrolação: se liga nas três séries com protagonismo negro que você pode dar uma chance.

 

Abbott Elementary (2021)

comédia • disponível no Star+ • 1ª e 2ª temporadas

 Conheci a série por um vídeo no Tik Tok, corte da segunda temporada e pensei: PRECISO ver essa série. Com Quinta Brunson, Tyler James Williams (nosso eterno Chris) e Sheryl Lee Ralph no elenco, a série apresenta o dia a dia de uma escola pública na Filadélfia, com público majoritariamente negro. A série segue a lógica documental, comum em séries populares como The Office e Modern Family, e tem tiradas INCRÍVEIS com a famosa quebra da quarta parede. Você se vê dividido entre chorar de rir e ficar impactado com o trabalho dos professores que lutam por uma educação de qualidade para seus alunos, tendo como principal empecilho uma diretora egocêntrica que conseguiu o cargo para se aparecer. A temática racial não é trazida a tona com frequência, mas existem tiradas MARAVILHOSAS com um professor branco e sua mania de white savior ou branco descolado.

 

Bel-Air (2022)

drama • disponível no Star+ • 1ª temporada (2ª disponível a partir de 31/05/2023)

Com produção executiva de Will Smith, a série apresenta um remake de Um Maluco de Pedaço, com um teor dramático. Quando saíram rumores, lembro de ter visto muita gente falando “não é possível fazer algo assim e ficar bom”. Pois é, ficou. Enquanto a série dos anos 90 apresenta questões sérias por meio do humor, Bel-Air traz a realidade crua de ser um jovem negro com um futuro brilhante e que toma decisões erradas numa única noite. Além disso, a série aborda questões sobre ser o negro token, quem é “mais ou menos negro”, vício e até quando a bandeira racial pode ser utilizada quando se tem dinheiro. Além disso, um adendo importante: a trilha sonora da série é IMPECÁVEL.

 

Blood and Water / Sangue e Água (2020)

drama • disponível na Netflix • 1ª, 2ª e 3ª temporadas

Uma produção da Netflix África do Sul, acompanhamos a jornada de Puleng, uma filha do meio que nunca conheceu sua irmã mais velha, Phumele, que foi sequestrada por um grupo de tráfico humano logo após o nascimento. Vivendo a sombra da irmã que nunca conheceu, Puleng lida com o fantasma de Phume e segredos entre seus pais. Quando sua melhor amiga, Zama, leva Puleng a uma festa de aniversário no mesmo dia que seria aniversário de Phume, a garota se vê convencida de que a aniversariante, Fikile Bhele, pode ser sua irmã perdida. Acompanhamos a jornada de Puleng fazendo DE TUDO para confirmar a identidade de Fikile - e fazendo muitíssima merda no processo. Chega a dar raiva em alguns momentos, é claro, mas toda a trama gira em torno da inconsequência adolescente e apresenta tramas paralelas comuns a idade dos personagens. É uma série boa, o tema racial não é um ponto, focando num problema que parece ser comum em países africanos, como o tráfico de crianças.

 

E aí, já assistiu algum dessas?
O que achou? Me conta aí!

0 Comentários