Resenha #83 — 'A pessoa certa é você'; Sheleana Aiyana

 Sim, você não está lendo errado: este blog traz uma resenha de um possível autoajuda? Pois é. Recebido da Companhia das Letras, ‘A pessoa certa é você’ tem uma premissa interessante e prometeu algumas análises pessoas sobre autoestima e amor próprio, então resolvi dar uma chance. Vamos de resenha?

 

A pessoa certa é você Sheleana Aiyana

Título: A pessoa certa é você: Cure seu passado, transforme seus padrões de relacionamento e se encontre
Autora: Sheleana Aiyana

Páginas: 376 páginas
Editora: Fontanar

Sinopse  Uma jornada transformadora dentro de si.  Para muitos de nós, os relacionamentos são fonte de ansiedade e tristeza — às vezes, nossos namoros acabam nos deixando infelizes; investimos em pessoas emocionalmente indisponíveis, renunciando às nossas necessidades em prol dos outros; ou tentamos "salvar" nossos parceiros enquanto abandonamos justo de quem mais precisamos: nós mesmos. Mas sofrer para aceitar o fim de um relacionamento ou enfrentar sempre os mesmos obstáculos não significa que o problema seja você. É um sinal de que, em algum momento ao longo do caminho, você aprendeu que precisava se sacrificar para ser amado. Em A pessoa certa é você, a guia espiritual Sheleana Aiyana, fundadora da comunidade Rising Woman, nos oferece um mapa para pôr um fim ao ciclo de autoabandono e entrar no caminho da autodescoberta. Sabemos que o desejo de ser amado é intrínseco ao ser humano, mas, antes que possamos criar laços significativos com outras pessoas, é preciso mergulhar de corpo e alma na autoaceitação.  


Em ‘A pessoa certa é você’, a autora reconhece que problemas como ansiedade e tristeza são muito comuns em relacionamentos amorosos e que muitas pessoas repetem padrões de abuso sem se darem conta, acreditando que relações precisam ser, em sua maioria, turbulentas. O enredo se prende na busca por coragem para entender quem é, quais são seus traumas e como curá-los ao invés de repeti-los em relação após relação.

Sheleana apresenta uma abordagem mais espiritual e aproveito para dizer que, alguns momentos, isso soa irritante e viajado (talvez eu seja cética demais? Pode ser) e com algumas problemáticas no melhor estilo white people problem que foram demais pra mim. Achei o livro repetitivo, o que o torna um pouco maçante e interferindo no ritmo de leitura.

Leia também: resenha do livro 'Cartas para minha Avó' de Djamila Ribeiro

Um ponto positivo, no entanto: o livro não descarta a ideia de psicoterapia, mas sugere ações, hobbys e buscas complementares para que os problemas mencionados ou descobertos pela pessoa que está lendo sejam solucionados. O livro apresenta, também, alguns exercícios de meditação, ferramentas e métodos práticos como escrita de cartas, yoga, playlists e outros.


A autora não foca em relacionamentos amorosos unicamente e apresenta também questões de amizade tóxicas e relações familiares abusivas. A ideia de pensar em si e nas próprias questões antes de jogar bagagens numa outra pessoa é realmente promissora. Pensar um processo de autodescoberta e aceitação é importante não só pensando em um relacionamento, mas num contexto geral. Por isso, acho a ideia do livro válida, pensando como um complemento no processo de autocuidado.

Gostou? Compre Aqui

'A pessoa certa é você' é um livro que promete ser profundo e empoderador, e até tenta com bons exemplos e referências, mas não entrega muito. Talvez tenha sido eu e todo o meu ceticismo? Talvez. Mas ainda teve o que se aproveitar desta leitura, portanto, se você está em busca de transformação pessoal e deseja construir relacionamentos autênticos e saudáveis, se jogue nessa leitura, mas sempre entendendo que curas emocionais são processos que um único livro não será a solução. O livro pode te auxiliar na busca pelo próprio caminho, mas a psicoterapia será sempre uma boa saída para s autodescoberta e para se tornar a pessoa certa para si mesmo.

 E aí, já leu?
Me conta o que achou :)

0 Comentários