Resenha #52 — 'Starllite'; Franco Alencastro

🌎 Você sabe o que é Starllite, não? 

E aí, meu povo! Quanto tempo sem aparecer por aqui, não é? A vida de uma mudada drástica e eu acabei optando em priorizar o instagram (se ainda segue, é só clicar, hein), mas isso não significa que vou largar o blog principal, JAMAIS! Como vocês já devem ter percebido, o Apenas Fugindo é parceiro da Plutão Livros, uma editora brasileira de ficção científica e que (até o momento) publicar em formato digital. O post de hoje é sobre o livro Starllite, do autor Franco Alencastro, que já apareceu lá no instagram. Vamos de resenha? Vamos! Mas antes, vamos conhecer um pouquinho sobre a Plutão.

PLUTÃO LIVROS



Na ativa desde junho de 2018, a Plutão é uma editora brasileira de ficção científica que busca fazer barulho e diferença no mercado digital do gênero. Suas publicações são histórias clássicas e contemporâneas com foco especial na qualidade e na diversidade.

Conheça: site  instagram  twitter  facebook • livros na amazon

"Apesar da primeira impressão, Starllite é muito mais do que um satélite no espaço — é tudo que restou da humanidade." 

Título: Starllite 
Autor: Franco Alencastro
Editora: Plutão Livros
SinopseOnde ninguém jamais esteve… Apesar da primeira impressão, Starllite é muito mais do que um satélite no espaço — é tudo que restou da humanidade. As relações, as diferenças sociais, a busca por status. Das estrelas, Starllite retoma o objetivo humano de expansão e continuação da vida. Das estrelas, Leena Kapoor se prepara para um furo de reportagem: uma entrevista com o planeta Terra. 

Parte da Coleção Ziguezague da Plutão Livros, Starllite foi a minha primeira experiência de ficção científica na literatura. Já vi alguns filmes, mas nunca tinha me aventurado em livros do gênero. Definida pela editora, a coleção ZIGUEZAGUE atravessa o tempo celebrando e resgatando a produção nacional de ficção científica, reunindo obras das três ondas da nossa literatura.


O enredo voltado para uma época pós-apocalíptica não é novo, mas a abordagem foi muito surpreendente pra mim. Ter assistido materiais como a série Agentes da Marvel e o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2 me foi crucial para visualização do que o livro apresentava. Adorei o modo como essa coisa toda de ação humana vs reação do globo resultou; e o mais legal é que isso não demora a acontecer. 

Gosto também como o livro aborda um certo apego humano ao que o planeta Terra, um dia, ofereceu. Essa coisa do "e se" que sempre nos ronda ou esse desejo nostálgico que temos quando se trata de épocas que não são a nossa, histórias e vivências que não nos pertencem. Do outro lado da histórias, temos a Terra; um lugar que foi negligenciado por tanto tempo que parece ter tido uma reação adversa ao hospedeiros, expulsando-os. E, então, surge a possibilidade...

Podemos compreender a Terra de um outro ponto de vista. E se fosse possível? E se pudéssemos entender seus sinais? Se nós pudéssemos... ouvi-la?

Você pode vislumbrar isso na leitura deste livro. A leitura é rápida, mas não deixa a desejar. Passamos a nos perguntar se, de fato, os chamados desastres naturais não são a maneira que a Terra encontrou par anos avisar dos nossos erros. Tolos como somos, continuamos cometendo-os. Será que não tardará até que ela nos fale?

Você já conhecia o livro? O que achou da resenha?
Conta pra mim!

2 Comentários

  1. Nossa, só de ler essa resenha maravilhosa E SEM NENHUM SPOILER já fiquei interessado, e do jeito que gosto de ficção científica, então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer que: custa pouco mais de R$ 5 no kindle. Vai deixar passar? Acho melhor não. HAHAHA

      Excluir