Resenha #55 — 'Adultos'; Emma Jane Unsworth

E aí, meu povo? Como contei para vocês lá no instagram e já até fiz um post por aqui explicando os tipos de assinatura, faço parte do Clube Intrínsecos. 📦 Como já expliquei, também, a vida é uma loucura e as resenhas por aqui não vão seguir a ordem de recebimento de cada livro. É ISSO, GENTE! HAHAHA Se você ainda não conhece o clube e tem algumas dúvidas, caso queira conversar a respeito, é só clicar aqui! :)

Título: Adultos 
Autora: Emma Jane Unsworth
Tradução: Ana Rodrigues
Páginas: 400 páginas
Editora: Intrínseca
Sinopse: Com ares de Bridget Jones e Fleabag, uma comédia agridoce sobre as desventuras de uma mulher em meio ao caos da era virtual Jenny McLaine está com tudo: trabalha para uma revista feminina descolada, tem uma casa própria e namora um fotógrafo famoso. Só que, embora nas redes sociais sua vida pareça um verdadeiro mar de rosas, a realidade está mais para uma selva caótica em chamas. Isso porque, nos últimos tempos, a legenda ideal, a quantidade certa de emojis em cada comentário e as vidas perfeitas das influenciadoras por quem é obcecada parecem ter dominado seu cotidiano ― e o pior é que ela não faz a menor ideia. Quando suas amizades não são mais as mesmas, seu relacionamento termina e a internet parece castigá-la, sua mãe, Carmen ― uma médium vidente, vanguardista nos traumas da vida da filha ― decide intervir. Agora, aos 35 anos, Jenny precisa reaprender a morar com a mãe, aceitar seu passado complicado e o futuro incerto, além de sobreviver a uma luta com a constante necessidade de validação que permeia sua rotina. Através de uma miscelânea de mensagens, e-mails, diálogos de scripts, interações em redes sociais e relatos íntimos, Adultos apresenta uma sátira hilária, e ao mesmo tempo compulsiva, sobre a vida moderna. Entre a busca pela maturidade e as pressões sociais a que as mulheres são submetidas, a obra lança um olhar inteligente sobre o abismo que muitas vezes existe entre o que as pessoas expõem na internet e a vida real.

Adultos Emma Jane Unsworth Intrínsecos

Com o tema voltado para a influência das redes sociais em nossas vidas, a caixinha do mês de agosto/2020 trouxe o livro "Adultos" de Emma Jane Unsworth, uma revista com entrevistas e artigos sobre o assunto, um postal, um marcador e um brinde muito fofo! 😍 Eu estava no hype por ser a primeira caixinha da assinatura e, além do mais, já começamos com um livro LILÁS a minha cor favorita, então expectativas foram elevadas. HAHAHA
Jenny aparenta ter a vida dos sonhos em suas redes sociais. Sempre preocupada com a impressão que irá passar, qual a legenda correta e em como sua vida precisa ser perfeita nas redes, já vemos a problemática logo de cara: Jenny é viciada em exibir uma vida que não é a sua. Com uma crise existencial por conta de um croissant, entendemos que a problemática é muito mais pesada do que aparenta. A vida de Jenny já começa desmoronada e a personagem precisa se encontrar e entender as suas angústias para poder superá-las.


A temática apresentada pelo livro é boa, temos conversado muito sobre o papel da internet e como as redes têm moldado seus usuários, principalmente diante da pandemia que nos distanciou presencialmente e nos aproximou através da tela de um celular ou computador. A personagem, inclusive, assemelha-se com muitas pessoas que eu conheço e até tenho atitudes parecidas. No entanto, eu confesso que esperava mais do enredo.

Adultos Emma Jane Unsworth

No meu ponto de vista, a abordagem foi superficial demais. Vários problemas foram abordados para além da internet e todos eles muito relevantes e que poderiam ter uma profundidade mais complexa, mas, no fim, quase nada foi desenvolvido. Senti a narrativa arrastada e sem muitas reviravoltas, a personagem é uma adulta infantilizada que tem uma jornada monótona e sem nada de muito interessante, além de que a trajetória para compreendê-la é confusa.

Apesar de tudo isso, não me arrependi de ter assinado, afinal, toda a lógica da assinatura é essa mesmo: não sabemos qual será. Além do mais, quem nunca se decepcionou mesmo já sabendo que livro era? HAHA

E aí, já leu o livro? O que achou?
Conta pramim!

2 Comentários

  1. parece ser um livro que poderia ser promissor mas que ficou no raso, né? ainda sim fiquei curiosa pra ler...

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Natália, foi isso! Tinha a faca e o queijo na mão, como o pessoal diz HAHAHA uma pena ter se perdido :(

      Obrigada pelo comentário! Beijos

      Excluir