Resenha #59 — 'A Troca'; Beth O'Leary

Mais um livro do Clube Intrínsecos por aqui, talvez alguém esteja colocando em dia as resenhas atrasadas? Pois é! HAHAH A caixinha 024, de setembro/2020, comemorou 2 anos de existência do clube de um modo INCRÍVEL para nós, assinantes, pois foi brinde que não acabava mais. 📦 O livro da caixinha foi “A Troca” de Beth O’Leary, autora de Teto para Dois que apareceu por aqui. E vamos de resenha?


A Troca Beth O'Leary Intrínsecos 024
Título: A Troca
Autora: Beth O'Leary
Tradução: Ana Rodrigues
Páginas: 352 páginas
Editora: Intrínseca

Sinopse: Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.

A Troca Beth O'Leary Intrinsecos 024


Falando sobre a caixinha, veio repleta de brindes, inclusive, o livro extra "A árvore dos desejos" que é um livro infantil fofo demais! Li num momento de várias preocupações e incertezas, o livro me ajudou muito a lidar com aquele turbilhão de emoções, acalentando meu coraçãozinho assustado! HAHA 💛 Além disso, adesivos, o marcador + postal de sempre, a revista, uma cartinha muito fofa da equipe E UM BROCHE LINDO DEMAIS QUE EU MORRI DE AMORES!


A Troca Beth O'Leary Intrinsecos 024


Agora, voltando ao enredo do livro principal que é protagonista desta resenha: com troca de narradores a cada capítulo, coisa que já vimos em ‘Teto para Dois’ e, particularmente, não vejo problema, conhecemos Leena e Eileen, sua vó, de quem herdara o nome; o apelido Leena surgiu para uma diferenciação das duas. Enquanto Leena passa por problemas de foco no trabalho, não conseguindo produzir como anteriormente, sua avó Eileen vive a monotonia do interior, tendo a implicância com o vizinho sendo o ponto mais alto de seu dia.


Com problemas diferentes, mas que beira a mesma fonte, as duas Eileen’s são muito próximas e a Eileen-vó costuma aconselhar sua neta para colocar os pontos nos i’s que ainda faltam. Em diversos diálogos que vem e vão, Leena sugere uma mudança: e se elas trocassem de lugar? Nos moldes de E se eu fosse você, só que sem mudanças de corpo e etc, as Eileens trocam de vida; enquanto Leena passa o período de férias remuneradas na casa de sua avó no interior, Eileen vai a Londres, divide o apartamento com os colegas de Leena e percebe que, bem, ainda não é tarde para viver alguns experiências.


Leia também: 'A segunda vida de Missy' de Beth Morray


Eu AMEI a ideia de troca de vivência! A narrativa é leve, mesmo em momentos pesados, o que ajuda a não pesar a leitura, mantendo a seriedade de cada problemática, cada situação. Gostei, também, da história ter desmistificado muita coisa ligada à velhice, já que para alguns de nós (eu super inclusa) é difícil imaginar pessoas com mais de 60 anos pensando e planejando coisas como um novo amor, uma viagem, aventuras e tudo mais.


Gostou do livro? Compre aqui!


Li esse livro antes de A Segunda Vida de Missy, que já apareceu por aqui, e foi muito legal ter essas duas leituras próximas com narrativas ligadas à pessoas mais velhas. A gente precisa se desligar dessa ideia de que a juventude existe para cumprir X coisas e que depois não dá mais. Nunca é tarde para ter uma troca nas nossas vidas, não é mesmo?!


E você, já leu? O que achou?

Conta pra mim!


0 Comentários