5 livros de romance para ler neste Dia dos Namorados

 Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a um bom livro de romance, não é mesmo? A lista de crushes literários é tão grande que não caberia num post e a gente sabe que faria o possível para trazer para a realidade alguns dos nossos mocinhos (alô Klaus Baudelaire HAHA). Já li muitos livros de romance ao longo dos meus 26 anos (é só clicar na aba "resenhas" para saber que tem muito romance por aqui, :P) e resolvi trazer alguns para vocês neste post. Vamos de resenha de lista?



1. Anexos, de Rainbow Rowell

Li esse livro em dois dias, sério! O melhor desse livro pra mim foi a ideia de amor pela personalidade antes mesmo de saber a aparência. Numa época onde a primeira coisa que a gente faz é procurar as redes sociais da pessoa e saber como é a sua presença na rede, pensar um romance onde os sentimentos florescem antes do encontro físico deu a esse livro um toque especial.  Já imaginou ter que ler os e-mails pessoais de alguém como parte do seu trabalho? Para conferir a resenha completa desse livro, é só clicar aqui.


2. Frank e o Amor, de David Yoon

Esse livro é MEU XODÓZINHO DEMAIS! Eu confesso que não esperava que um livro adolescente me tocasse tanto. O autor mescla as facilidades e clichês adolescentes com assuntos sérios como identidade, seu lugar no mundo, racismo, conflitos geracionais e como nós, pessoas de cor, não-brancas, precisamos nos preocupar com isso muito cedo. Pessoas brancas são, antes, o que quiserem e brancas por último. Nós somos negros(as), amarelos(as), indígenas antes de qualquer coisa, para só depois podermos ser alguma coisa. Para além de encontrar o amor, este livro é também sobre se encontrar. Para conferir a resenha completa, é só clicar aqui.


3. O amor não é para covardes, de Diogo Souza


Um romance de época, ambientado dentro do Titanic, que um casal gay que trata de assuntos como homofobia, violência e com um casal apaixonante demais? PODE MANDAR! Uma das principais funções da literatura é construir o nosso imaginário a partir do que é vivenciado em vida. Pessoas LGBTQIA+ existem, trabalham, casam, têm filhos, pagam contas, terminam relacionamentos, começam novos. Normalizar a pluralidade das vivências é o primeiro passo para conseguirmos a igualdade de direitos. Diogo Souza fez um belíssimo trabalho neste livro, pois nos mostrou o quanto é necessário coragem para seguir seus sonhos, para deixar as amarras de conceitos pré-estabelecidos para trás e ser quem somos, quem queremos ser. De fato, amar não é para covardes e a coragem de Abe e Phill é extraordinária. Para conferir a resenha completa, é só clicar aqui.


4. O Sol também é uma Estrela, de Nicola Yoon

Mais um romance adolescente, porque a gente é dessas. Eu gostei muito como as coisas se desenrolam nesse livro, como cada pequena ação resulta em uma ação ainda maior. Os personagens são bem intensos e, às vezes, me perguntei se não era exagero, mas já fomos adolescentes, certo? Já tivemos, em algum momento, essa intensidade em situações diversas. A certeza de que dará certo, de que é assim que a vida deve seguir. Me apaixonei pelo livro, pela escrita, pelo desenrolar dos personagens, com a expectativa na incerteza. Além do mais, gostei muito de como as coisas são explicadas, como personagens secundários são citados, seus problemas e lutas. Voltando ao fato de ação e reação, mostra como cada coisa está interligada e, muitas vezes, agimos como se estivéssemos sozinhos no mundo. Nicola Yoon me ganhou, com toda certeza! Para ler a resenha completa, é só clicar aqui


5. Simplesmente o Paraíso, de Julia Quinn

Eu já diversos livros da Quinn, já amei muitos, já detestei outros, mas esse aqui me ganha pela simplicidade que vai além do título. Este livro apresenta a doce construção de uma amizade em amor romântico. Os sorrisos, os gostos compartilhados, o fato de conhecer um ao outro como ninguém, tudo isso é trabalhado aos poucos, dando aos personagens o tempo necessário para descobrir aquilo que, aparentemente, sempre sentiram um pelo outro. Com o humor que a autora sempre traz em seus livros e com personagens cativantes, Simplesmente o Paraíso é, de longe, um dos meus romances de época favoritos. Para conferir a resenha completa, é só clicar aqui

E aí, gostou da lista?
Quais são os seus livros de romance favoritos?
Conta pra mim! :)

0 Comentários