4 livros para entender questões raciais

Com o lançamento do meu mais novo livro, tenho recebido muito carinho (e, por isso, obrigada) e pedidos de indicação de obras que aprofundem o assunto. Como este blog está em seu terceiro ano de parceria com o Grupo Companhia das Letras com títulos voltados para a discussão racial, reuni nesse post algumas obras que já apareceram ou ainda vão aparecer por aqui.

Todos os livros desse post são nacionais, afinal, precisamos entender como o racismo funciona no nosso país e quais as melhores formas de combatê-lo.

E vamos de listinha?

Dispositivos de Racialidade - Sueli Carneiro

Mais novo recebido da parceria com a Editora Zahar, quase caí pra trás quando abri a caixa e me deparei com esse livro, afinal, estamos falando da TESE DE DOUTORADO de Sueli Carneiro, meus amores. Considerado um dos livros de filosofia política mais relevantes escritos no Brasil, a autora oferece, nas palavras da editora, “uma interpretação contundente do racismo e uma defesa de seu enfrentamento sempre pelo coletivo, onde o cuidado de si e o cuidado do outro se fundem na busca da emancipação”.

Continuo Preta - Bianca Santana

Recebido de 2021, a biografia de uma das mais importantes vozes negras da atualidade, a resenha deste livro está disponível aqui. A leitura de Continuo Preta se faz necessária para compreendermos como a luta do feminismo negro é recente no Brasil. Ainda temos muito o que buscar e lutar, mas foi graças a mulheres como Sueli Carneiro que tivemos direitos conquistados até aqui. Antes de entender palavras e definições, primeiro, precisamos conhecer as pessoas que as escreveram ou disseram.

Mulheres Negras e Literatura - Thiarlley Valadares

Deixar de falar do meu livro? Jamais!

Meu mais novo lançamento, ‘Mulheres Negras e Literatura’ foi o meu TCC da pós-graduação em História e Cultura Afrobrasileira, em 2021. A falta de personagens negros nos livros considerados famosos passou a ser muito mais impactante pra mim, principalmente se tratando de mulheres. E enquanto estudava, comecei a pensar: como a mulher negra é representada na literatura? Quais são as narrativas que as envolvem enquanto protagonistas de uma história? Este livro é uma análise a partir de uma pesquisa quantitativa e uma reflexão sobre para quem escrevemos e por quem somos lidas. Você pode comprar o livro aqui.

Na Minha Pele - Lázaro Ramos

E eu ia perder a oportunidade de trazer essa foto pra cá de novo? Ia nada HAHA

Único homem desta lista, Lázaro Ramos, o nosso eterno foguinho, apresenta sua trajetória como um homem negro e nordestino desejando viver de arte. Mesmo em relatos pessoais, é possível perceber que a exceção só justifica a regra. Um livro sem teorias ou definições, mas um livro íntimo e um aprendizado a partir da vivência de outra pessoa. Foi aqui que eu percebi que a minha admiração por Lázaro ia além do que eu imaginava. A resenha completa está disponível aqui.

Você já leu algum desses? 
Me conta o que achou do post e me indica mais livros sobre o assunto! :)

0 Comentários