Resenha #75 — 'Novas Melodias: Antologia de Ano Novo'; Bella Triz, Bia Fernandes, Carol Tavares, Gray Melo e Letícia Brilha

 O que seria de nós sem as promessas de Ano Novo e as realizações (por, pelo menos, os primeiros três meses)? Por isso que eu estou aqui enquanto ainda tenho tempo e coragem para mais uma resenha literária neste blog! E não, esse começo todo filosófico e com referências ao Ano Novo não foi em vão. A resenha de hoje é uma antologia brasileiríssima feita a cinco mãos. Vamos de resenha?

Novas Melodias Antologia de Ano Novo

Título: Novas Melodias: Antologia de Ano Novo
AutorasBella Triz, Bia Fernandes, Carol Tavares, Gray Melo e Letícia Brilha
Páginas: 128 páginas
Editora: Independente

SinopseO feriado de Ano Novo, para muitos apaixonados, é algo mágico. Um momento em família, várias festividades com os amigos e uma oportunidade para fazer promessas e sonhar com o novo tempo. Essas cinco histórias guiadas pela música irão te encantar com: uma incógnita, um pedido, uma promessa, uma tradição e uma superstição.

Escrita por Bella Triz, Bia Fernandes, Carol Tavares, Gray Melo e Letícia Brilha, Novas Melodias: Antologia de Ano Novo reúne cinco contos que têm em comum a noite de véspera de ano novo. São cinco histórias guiadas por música e já no começo do livro as autoras apresentam as playlists que inspiraram cada conto. Assim como na resenha do livro Blackout, este post será separado por conto. Vamos lá?

Novas Melodias Antologia de Ano Novo

O que vem depois do final feliz? de Letícia Brilha 

Música tema: Tempo Perdido - Legião Urbana

SinopseNa vida, temos certas etapas e muitas delas envolvem estudo e trabalho. Mas, se a vida é um preparo para o emprego dos sonhos, o que vem depois disso? No conto, conhecemos Karolina, uma gerente de marketing numa grande empresa de cosméticos. Embora sua vida pareça boa, ela não se sente feliz. Onde está o grande final de aquecer o coração que sempre prometeram?

Nós acompanhamos a rotina de Karolina, uma gerente de marketing numa grande empresa de cosméticos. Karol é uma mulher bem-sucedida no trabalho e está satisfeita com os frutos do seu trabalho árduo, mas sente que ainda falta alguma coisa. O conto é uma reflexão sobre os caminhos que tomamos na vida adulta e a constante busca por algo e alguma coisa que somos condicionados a ter. Confesso que não me prendeu tanto, achei o início um pouco arrastado e, quando começou a engatar, logo acabou (afinal, era um conto). Gostaria de ter aproveitado um pouco mais a dinâmica de Karol e Maitê e a construção da relação das duas. 

Me leve para casa esta noite de Bella Triz 

Música tema: We Are Young - fun., Janelle Monáe

Sinopse: "Eu não tenho razão para fugir, portanto, se no momento em que o bar fechar e você sentir que está caindo, eu te levarei pra casa esta noite" Kaique fez uma promessa, que na noite de ano novo se declararia para sua paixão secreta Manuella Dantas, porém, seus planos mudam depois de uma breve decepção que o levaria a encontrar outra garota, que ele nunca imaginou ser a melhor companhia para levá-lo de volta para casa.

Muitos pontos a favor por conta da música SIM HAHA (tendenciosa demais). Neste conto, acompanhamos a história de Kaique, irmão mais novo de Karol (do conto anterior, sim, e eu gostei das histórias estarem interligadas) em uma festa de ano novo onde o seu objetivo é tomar coragem e se declarar para Manuella Dantas, sua paixão platônica. Gostei da dinâmica de Kaique com os amigos e, como uma boa história que a gente ama, as coisas começam a dar errado logo de início e Kaique se vê sujo de bebida e assiste de camarote sua amada numa conversa muito animada com ninguém menos que o ex de Kaique. Desapontado e desanimado, Kaique se afasta para viver a sua derrota, quando recebe a companhia de Alice, uma garota divertida, única e que é capaz de tirá-lo daquela fossa. O conto, assim como a música, celebram a juventude, a alegria, a possibilidade de viver o máximo possível em apenas uma noite. 

Leia também: Resenha de 'Quatro Minutos' de Vanessa Pérola'

Promessas de Ano Novo de Carol Tavares 

Música tema: Sorry - Justin Bieber

Sinopse: É véspera de ano novo. Não que isso importe para Gisele, que trabalha com determinação para adiantar o que puder antes de suas férias. No escritório, somente ela e Arthur passam o dia em que deveriam estar de folga, ocupados. Apesar da mulher ter uma grande quantidade de trabalho, Arthur está lá por pura implicância, esgotando suas habilidades em jogos online e sua playlist pré-festa. Essa é a dinâmica dos dois: uma disputa, nem sempre pacífica, para provarem quem é o melhor. Uma pequena guerra fria no meio da editora. A trégua, porém, chega a contragosto ao ficarem presos no elevador. Agora, sem conseguir chamar por ajuda, Arthur e Gisele são obrigados a lidar com a proximidade na pequena cabine e com questões não resolvidas do passado dos dois.

 Quem adora odiar e amar um mocinho, levanta a mão para eu ver uma coisa! HAHAH Neste conto, acompanhamos Gisele e Arthur, ex-namorados que trabalham juntos e, bem, aparentemente se odeiam. É véspera de ano novo e, apesar de ser um dia de folga, os dois permanecem no escritório e Arthur, implicante como é, só vai embora depois que Gisele sair. As coisas saem do controle em meio a guerra fria dos dois e tudo parece piorar quando ficam presos, juntos, no elevador da empresa. Essa é uma história de reconciliação. Como falei com a autora no Instagram, apesar de eu não ser a maior fã de bad boys, eu gostei muito da redenção de Arthur. Mesmo sendo um conto, não ficou rápido, porque dá pra perceber que ele sempre queria chamar a atenção de Gisele o tempo todo e era visível pra gente que não era por implicância única e exclusivamente. Descobri que este conto é a estreia de Carol como autora e, como já falei para ela, tem MUITO POTENCIAL. É o meu conto favorito do livro de longe. 

 A noite que nos conhecemos de Bia Fernandes 

Música tema: The night we met - Lord Huron

Sinopse: Olive Brown nunca foi uma pessoa apaixonada por festas. Mas, se tratando do ano novo, ela sabe que nada de bom pode acontecer — suas experiências já provaram isso. Sendo assim, ela odeia essa data, e não se sente bem até que toda a festança acabe. Porém, em uma noite inesperada de virada de ano, quando Olive pensa que nada mais pode piorar, Charles — seu vizinho e veterinário — aparece para lhe ajudar e, talvez, dar um novo significado para a data que Olive tanto odeia.

Olive está desesperada. Sua cadela, Laila, está em trabalho de parto e ela não faz ideia de como proceder. Além do mais, é véspera de Ano Novo e, dadas as suas experiências, nada de bom acontece em dias como aquele e ela temia por sua cadelinha de estimação. Por sorte Charles, seu vizinho, e mais importante, veterinário aparece para ajudá-la nesse processo de ser “avó”. Mas é possível que a presença dele seja mais que uma ajuda para a pequena Laila. Eu achei esse conto muito fofo, principalmente levando em conta a coisa toda com pets. De novo, mesmo sendo uma história curta, a autora conseguiu transmitir a dor de Olive com a data e como Charles foi crucial para dar novos significados a noite de Ano Novo.

Você já conhece o meu livro 'O Bom Soldado'?

Embaixo do visco de Gray Melo 

Música tema: Mistletoe - Justin Bieber

Sinopse: Hannah Jung estava pronta para recusar a festa pomposa de Ano Novo de seus avós, quando recebe uma mensagem de seu primo Willian, que estava vindo da Coreia somente para vê-la nessa festa. Quando uma discussão com sua mãe, tira a sempre certinha Hannah, dos trilhos, ela realmente não espera que esbarrar em um completo estranho embaixo do visco possa mudar seus planos dali pra frente.

 Vou começar pelo fim e dizer que quando terminei de ler esse conto, fui ameaçar Gray no Instagram porque eu sou essa pessoa HAHAHA consumidora de k-pop como sou (e que também tenho personagens coreanos pelos meus livros) adorei a narrativa de Hannah Jung e seu drama familiar, me lembrou muito Asiáticos Podres de Ricos que já mencionei na resenha de Uma Princesa em Tóquio (menção honrosa ao fato de que imaginei a Hannah sendo a Gemma Chan HAHAHA). Ter ido aquela festa de Ano Novo de sua família tinha sido uma péssima ideia, isso não tinha o que discutir. O único motivo para estar lá era o seu primo, William, que ainda não tinha aparecido e ela cogitava ir embora antes de vê-lo. Estava na parte externa da casa, quando um estranho apareceu e, antes que pudesse sair, o homem à sua frente a lembrou de uma coisa: estava embaixo de um visco. Não havia uma tradição americana sobre esse tipo de coisa? Gray, se você estiver lendo isso, saiba que VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE CONTINUAR ESSE CONTO, TEM CRIANÇA CHORANDO (eu).

Acompanhe o trabalho das autoras no Instagram: 

Bella Triz ♦ Bia Fernandes ♦ Carol Tavares ♦ Gray Melo ♦ Letícia Brilha ♦


Novas Melodias está disponível grátis no Kindle Unlimited e custa R$ 6,99 para comprar e você pode acessá-lo aqui

E aí, já leu este livro?
O que achou da resenha? Conta pra mim! :)

0 Comentários